TERRAS DE BOURO -
Caminhos de peregrinos a São Bento vão ser sinalizados

Estão prestes a começar os trabalhos de sinalização dos caminhos de peregrinação a São Bento da Porta Aberta, anunciou esta quarta-feira a Câmara de Terras de Bouro.

Este é um trabalho que resulta de uma candidatura que as comunidades intermunicipais (CIM) do Cávado e Ave a apresentaram no âmbito do Programa Regional Norte 2020.

PUBLICIDADE

«O Município de Terras de Bouro, ciente da importância que o turismo religioso tem para o nosso território, associou-se a diversas instituições no sentido de promover os caminhos de peregrinação ao S. Bento da Porta Aberta. O objectivo da autarquia é valorizar não só um recurso do turismo religioso, mas também destacar a vertente cultural e ambiental do território», refere a Câmara.

A candidatura tem como entidades parceiras o Arciprestado de Braga, a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, a Região de Turismo Porto Norte e a Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Braga. Este projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com os seis municípios do Cávado e com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.

«O plano está em fase de implementação em cada município, nomeadamente, no que diz respeito à colocação de sinalética para apoiar os peregrinos. A câmara municipal irá, nos próximos dias, avançar com a sinalização das várias vias concelhias de acesso ao Santuário que irão conectar-se aos troços sinalizados pelos concelhos vizinhos», anuncia o Município terrabourense.

A implementação está assente na definição de um caminho principal que unisse o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta com cerca de 70 km e 3 trajectos variantes, num total de cerca de 120 km de caminhos.

«Assim, os Caminhos de Peregrinação a São Bento da Porta Aberta têm como especial enfoque a criação de uma rede de caminhos, com o objetivo de sinalizar, limpar, desobstruir, assegurar passagens sobre linhas de água e promover a comunicação dos caminhos em segurança», explica a autarquia.