POLÍTICA - Campanha para as Legislativas arranca com 20 listas por Braga

POLÍTICA -
Campanha para as Legislativas arranca com 20 listas por Braga

Para as Eleições Legislativas de 6 de Outubro, cuja campanha eleitoral arrancou este domingo, o círculo eleitoral de Braga é o terceiro do país em número de deputados a eleger, com 19 lugares, e 778.359 eleitores.

Ao todo apresentam-se 21 partidos e movimentos políticos, sendo assim, um dos mais disputados do país.

Em relação a 2015, juntam-se alguns estreantes em Braga: Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), Livre, Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Trabalhista Português (PTP), Partido Popular Monárquico (PPM), Chega (em coligação com o PPV/CDC), Reagir – Incluir – Reciclar (R.I.R), e o Movimento Alternativa Socialista (MAS).

PUBLICIDADE

Estreiam ainda, o Aliança, e o Iniciativa Liberal (L).

CABEÇAS-DE-LISTA DOS PARTIDOS COM ASSENTO PARLAMENTAR 

PS – Sónia Fertuzinhos

Sónia Fertuzinhos, natural de Guimarães, é deputada há 24 anos, mas só agora se estreia como cabeça-de-lista do elenco socialista. É licenciada em relações internacionais-económicas e políticas pós-graduação em estudos europeus.

PSD – André Coelho Lima

André Coelho Lima, advogado natural de Guimarães, é uma das estreias do PSD como candidato a deputado. Já exerceu cargos autárquicos e, entre 2004 e 2005, foi assessor jurídico de Pedro Duarte na secretaria de Estado da Juventude. Foi vereador na Câmara de Guimarães desde 2009 tendo sido também líder da bancada na assembleia municipal.

CDS – Telmo Correia

Licenciado em Direito, Telmo Correia, de Lisboa, é deputado pelo CDS há 20 anos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1999, quando Paulo Portas era presidente dos centristas e o primeiro-ministro era António Guterres. Entre 2004 e 2005 foi ministro do Turismo, durante o Governo de Santana Lopes.

BE – José Maria Cardoso

O professor José Maria Cardoso volta a ser o cabeça-de-lista dos candidatos bloquistas em Braga. Já em 2005 tinha ocupado o 1.º lugar da lista de candidatos do BE naquele círculo eleitoral. Este ano José Maria Cardoso foi a escolha do partido para substituir Pedro Soares que se mostrou indisponível para encabeçar a lista por Braga. É icenciado em Geografia com pós-graduação em Sociologia Portuguesa Contemporânea.

CDU – Carla Cruz

A CDU volta a apostar em Carla Cruz, que se estreou como deputada em 2013, para liderar a lista de candidatos por Braga. Psicóloga da Educação, colaborou com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Núcleo Regional de Braga e no apoio à Associação Portuguesa de Deficientes. Na Universidade do Minho, entre 2010 e 2012, foi psicóloga nos serviços de ação social e foi docente do ensino superior tendo sido coordenadora de curso durante dois anos letivos.

PAN – Rafael Pinto

Licenciado em Direito, Rafael Pinto, que nasceu em Celorico de Basto, está a frequentar o mestrado em Direito da União Europeia na Universidade do Minho. Filiou-se no PAN há três anos e é um dos responsáveis pela criação do núcleo do partido em Braga. É o mais jovem dos candidatos que se apresentam às Legislativas.

CABEÇAS-DE-LISTA DOS PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR 

-Luís Cirilo, Aliança

-Maria Sofia Pereira, Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)

-Mário Freitas, Partido da Terra (MPT)

-Manuel Matias, Chega/Partido Pró-Vida-Cidadania

-Filipe Leite da Costa, Partido Democrático Republicano (PDR)

-Olga Batista, Iniciativa Liberal (L)

-Carlos Lobo, Partido Nacional Renovador (PNR)

-Vítor Seco, Juntos Pelo Povo (JPP)

-Luís Alves, Partido Popular Monárquico (PPM)

-Teresa Mota, Livre

-António Joaquim Mendes, Partido Trabalhista Português (PTP)

-Vasco Santos, Movimento Alternativa Socialista (MAS)

-António Ferrete, Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP)

-Armando Caldas, Nós, Cidadãos!

-Diogo Reis, Reagir Incluir Reciclar (R.I.R)