O Papa Leão XIV preside este domingo à sua primeira cerimónia de canonização, e logo para elevar aos altares do mundo um dos maiores fenómenos de popularidade da atualidade: Carlo Acutis, o ‘padroeiro da internet’.
Na cerimónia deste domingo, no Vaticano, o Pontífice canonizará também Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite, na década de 20 do século passado.
A missa vai ser transmitida em direto.
Esta dupla cerimónia de canonização esteve marcada para o passado dia 27 de abril, mas foi adiada devido à morte, seis dias antes, do Papa Francisco.
Hoje, o Vaticano deve conhecer uma das grandes enchentes do ano, com a presença de milhares de grupos de jovens de todo o mundo, devotos do jovem Carlo Acutis, nascido em Londres, crescido em Milão e sepultado, por vontade própria, na cidade de Assis.
Em Portugal, esta cerimónia de canonização vai ser acompanhada com particular entusiasmo em vários locais, como paróquias e santuários, com destaque para Fátima, para o Santuário do Milagre Eucarístico de Santarém e para a paróquia de Duas Igrejas, no concelho de Vila Verde. Aqui, para além de um altar dedicado ao novo santo da Igreja, venera-se uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, que tem, nos últimos tempos, atraído milhares de fiéis.
Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram ambos patronos da JMJ de Lisboa.




