REGIÃO -
Casal de cegonhas de Famalicão tem duas crias e “derrete” a internet

“Já nasceram! Já temos crias de cegonha na área de estudo das Pateiras do Ave”. É com entusiasmo que o projecto ‘Pateiras do Ave – Paisagem Protegida Local’, anuncia, na sua página de Facebook, o nascimento de duas crias de cegonha-branca (ciconia ciconia), algo raro de acontecer no Minho.

De acordo com a mesma publicação, dos três ovos que a cegonha mãe pôs eclodiram duas crias. “Agora é esperar que tenham sucesso nesta fase tão delicada!”, esclarecem os responsáveis pelo projecto, que visa classificar aquela área como paisagem protegida local.

Na partilha, o ‘Pateiras do Ave – Paisagem Protegida Local’ explica ainda que a monitorização do casal de cegonhas é feita em parceria com a ‘Birdsonthemove’ “de maneira a minimizar o impacto sobre o casal de cegonhas e as suas crias, recolhendo dados que estão a ser utilizados para a monitorização da população desta espécie em Portugal e dos movimentos migratórios que executam!”.

PUBLICIDADE

Já as fotos, que o projeto revela terem sido tiradas por drone, pela empresa Autobit, são amorosas e estão a deliciar os internautas que seguem a página de Facebook ‘Pateiras do Ave – Paisagem Protegida Local’.