BRAGA (Política)

BRAGA (Política) -
CDS Braga contra a ‘desclassificação’ dos museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Concelhia de Braga do CDS considera que a transferência dos museus D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos, no âmbito da reorganização das competências das direcções regionais de Cultura, para a alçada da Câmara Municipal, “é, mais uma vez, prova do centralismo crónico promovido pelo Governo Socialista”.

Em nota ao PressMinho, Altino Bessa frisa que esta “medida imposta” “só vem cimentar a postura de desinteresse deste Governo pelos concelhos mais a Norte do país”.

“’Desclassificar’ dois museus que figuram no meio cultural nacional como pontos de referência na esfera do barroco e do romano já é demasiado mau”, afirma. “Mas o cenário fica ainda pior do que parece quando os autarcas são apanhados de surpresa com uma ‘transferência’ feita ‘às escondidas’”, atira o também vereador, que na última reunião de Executivo votou, juntamente com a restante vereação, uma moção contra a medida de Adão Pedro e Silva, ministro da Cultura.

Salientado que a decisão “desvaloriza o acervo existente nestes equipamentos culturais e ‘desclassifica’ o valor cultural que os referidos museus têm para o país”, Bessa diz que a ideia que transparece “é a de que os museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos não são dignos de integrar a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal”.

O líder do CDS bracarense conclui exigindo a reversão da resolução do Governo e que “haja uma avaliação sensata e conhecedora da realidade do país antes de se tomarem decisões que em nada contribuem para a coesão territorial e valorização dos espaços culturais que, apesar de estarem sediados em Braga, são de todos os portugueses”.

oamarense2gmail.com

Com Fernando Gualtieri (CP 7889)

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS