REGIÃO

REGIÃO -
Celebração do solstício de Verão regressa no sábado a Paredes de Coura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Este sábado, 25 de Junho, a partir das 18h00, centenas de pessoas prometem mais uma vez subir ao monte da Cividade em Cossourado, Paredes de Coura, para juntas celebrarem o solstício de Verão.

Não faltam rituais ao pôr-do-sol, queimada à meia-noite, cuspidores de fogo, malabares, peças de teatro, música celta, gaitas de foles e bombos, recriando tempos idos no povoado fortificado de Cossourado, um povoado que remonta à Idade do Ferro em cujo território todos os anos se festeja a união do Pai Sol e da Mãe Terra.

PUBLICIDADE

A festa prolonga-se enquanto houver convivas até ao nascer de um novo dia, celebrando a vida e saudando a entrada num novo Verão.

Promovido pela Associação A Cividade, em colaboração com o município, esta celebração do solstício de Verão acontece todos os anos no sábado mais próximo do dia do solstício, em Cossourado.

Recorde-se que em Abril do ano passado, o povoado fortificado de Cossourado, povoado da altura da Idade do Ferro, foi classificado como monumento nacional e dado o interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, conforme decreto emanado pelo Governo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS