AMARES -
Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia de Amares já está a ser construído

Já está em curso a construção do Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia de Amares (CROAMA). O novo equipamento, «com capacidade para acolher 70 animais», situa-se na freguesia de Dornelas e deverá ser inaugurado no «início do mês de Agosto», pode ler-se em nota publicada no site oficial do Município de Amares.

O edifício será composto por «um gabinete veterinário, com três salas de apoio (tratamento/enfermaria, esterilização e recobro), duas celas de retenção, uma recepção, casas de banho, espaço para armazenamento de equipamentos, rações e produtos de limpeza e higiene».  

Ao todo, o projeto contempla «26 celas para canídeos, com uma área de cerca de cinco m2 cada, quatro celas para gatos e uma para outras espécies. O projecto enquadra-se num espaço florestal com cerca de quatro hectares e vai dispor, ainda, de espaços exteriores que vão permitir garantir a existência de condições para melhorar a qualidade de vida e de bem-estar animal», acrescentam.

PUBLICIDADE

CROAMA

O CROAMA vai permitir ao Município de Amares uma «gestão das capturas, controlo e recolha de animais errantes de uma forma mais eficiente e estará articulado com o “Ecocanil – espaço circular”

O equipamento vai ser complementado com a criação de um programa de adoções responsáveis de sensibilização e educação nos ensinos mais básicos.

Este investimento resulta do contrato programa celebrado entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o Município de Amares, e cuja construção foi adjudicada pelo valor de 103.911,00€. 

A Direção-Geral das Autarquias Locais comparticipará financeiramente a obra em €50.000, sendo o restante montante da verba oriunda da componente municipal.