REGIÃO

REGIÃO -
Cerca de dez toneladas de sardinhas foram apreendidas em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha e do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Matosinhos, apreendeu, na terça-feira, 9 954 quilos de sardinha, ‘Sardina Pilchardus”, com o valor presumível de 59 724 euros.

Esta apreensão deu-se no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) e surgiu no âmbito de uma açcão de fiscalização dirigida à pesca comercial ilegal e à protecção de áreas marinhas protegidas.

Os militares da Guarda detectaram duas embarcações de cerco a pescar dentro da área marinha do Parque Natural do Litoral Nort e foram identificados os mestres das duas embarcações de pesca costeira, dois homens de 55 e 58 anos.

Assim, foram elaborados os respectivos autos de contraordenação por exercício da pesca comercial por embarcação de pesca costeira no Parque Marinho do PNLN, sendo esta infracção punível com coima máxima de 37 500 euros.

Em nota enviada, a GNR realça que «os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria».

A criação de uma área marinha protegida no PNLN tem como objectivos, entre outros, «a conservação da biodiversidade marinha, a conservação dos habitats associados ao ecossistema estuarino ou a recuperação das populações de espécies exploradas comercialmente».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS