FLORESTA -
Cientista checo visitou carvalhais do interior do país e do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O cientista Tomáš Vrška, da República Checa, realizou uma aos carvalhais das regiões do interior de Portugal, incluindo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Tomáš Vrška provém da Universidade de Mendel, exercendo também outras funções, como Director do Centro de Investigação Florestal e presidente do Conselho de Administração do Parque Nacional PodyjÍ.

PUBLICIDADE

«O carvalhal tem tido especial enfoque pela ATAHCA, tendo organizado periodicamente desde 2013, juntamente com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, Associação Compartes da Freguesia do Campo do Gerês, a UTAD, Ordem dos Biólogos, Associação Mãos à Obra Portugal, Seminários sobre o Carvalhal, visando promover a floresta original portuguesa, pelas suas múltiplas funções e valores ao nível ambiental, económico e social», refere a ATAHCA.

Em comunicado, a associação liderada por José Mota Alves diz que «diversos países e regiões europeias, como é o caso da Republica Checa, procuram um melhor conhecimento perante os desafios colocados relativamente à adaptação da floresta às alterações climáticas».

«Esta visita e excursão científica visa o conhecimento acerca das características ecológicas dos nossos carvalhais, pela sua elevada capacidade de adaptação, em face da problemática das alterações climáticas e das ameaças à biodiversidade, da silvicultura aplicada e das utilizações de grande valor associadas ao carvalhal», sublinha.