REGIÃO

REGIÃO -
CIM Alto Minho participou em workshop sobre melhoria da qualidade da água dos rios europeus

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou, na passada quarta-feira, num workshop inter-regional realizado no âmbito do projecto “BigData 4Rivers – Melhorar a Qualidade da Água dos Rios Europeus Através de Políticas Inteligentes de Gestão da Água”.

Esta sessão decorreu em Bruxelas e surgiu com o aproximar do fim da primeira fase do projecto, o que permitiu a partilha de informação e conhecimento junto de todas as entidades responsáveis.

Neste workshop foram debatidos dois temas principais, sendo que um deles versou sobre os instrumentos políticos, tendo sido feita uma análise dos benefícios que as trocas de boas práticas apresentadas neste projecto trouxeram para os melhorar e quais as previsões para o próximo período de programação.

O segundo tema envolveu a discussão de ideias sobre os planos de acção concebidos na primeira fase deste projecto, sendo que existiu a presença das autoridades de gestão dos Programas Operacionais sobre processos de planeamento e tomada de decisão relativa à gestão das águas a nível local e regional.

Para além da CIM Alto Minho, este projecto é integrado por outras instituições europeias como o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland, da Suécia, o “DREAM” – Cluster de Competitividade em Água e Meio Ambiente, da França e a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro, de Espanha.

A Universidade de Tecnologia Kaunas, da Lituânia, a União Nacional de Empresários Romenos, da Roménia, e o Fundo de Desenvolvimento Regional da Região de Atenas, da Grécia, são outras das instituições que fazem parte deste trabalho.

O projecto “BigData4Rivers” é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa de cooperação inter-regional “Interreg Europa”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS