TERRAS DE BOURO -

TERRAS DE BOURO - -
CLAS de Terras de Bouro reuniu no âmbito da Rede Social

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Teve lugar a 4 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Terras de Bouro.

No período inicial da reunião decorreu uma sessão realizado pelo CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo), seguindo-se um período de apresentação do Projecto ADÉLIA, a cargo da CPCJ de Terras de Bouro, que se caracteriza por ser «um plano de apoio à Parentalidade Positiva e à capacitação parental para a promoção e protecção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil do Concelho».

PROJECTO ADÉLIA

O Projecto destina-se a Crianças e Jovens; Famílias e cuidadores; Profissionais que trabalham com famílias; Comissões de Protecção de Crianças e Jovens; Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude e a toda a Sociedade Civil.

Um dos principais objectivos é o «desenvolvimento de Planos Locais de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens, garantindo estratégias de apoio a uma parentalidade positiva e responsável».

Para tal, torna-se necessário fazer um diagnóstico local com o apoio da Rede Social já estabelecida segundo o Plano Municipal de Saúde, o Plano Municipal para a Igualdade de Género, o Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, a Estratégia Local de Habitação, com o apoio do IEFP – dados do Centro de Emprego, das IPSS – locais, da Segurança Social, do Agrupamento de Escolas Terras de Bouro e do Centro de Saúde.

Irão também ser criados e dinamizados grupos de discussão por freguesias, os “World Café” e feitos inquéritos  a vários níveis. O Plano será local e deve ter a participação de todos – possibilitará a candidatura a vários programas: “Cidade Amiga da Criança” e “Selo Protetor”.

A reunião prosseguiu com a análise e votação dos pareceres técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Valdosende, Rio Caldo, Covide, Moimenta, Souto, Cibões e Chorense, tendo em vista a apresentação de candidatura ao Aviso NORTE-42-2019-48|Equipamentos Sociais e, de igual forma, se fez a análise e votação dos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Covide e de Vilar da Veiga para implementação de nova resposta social (Centro de Dia).

Por último, os membros deliberaram sobre as alterações ao Plano de Acção do Projecto CLDS – 4Geira TB (alteração da actividade n.º 17) e foram ainda abordados outros assuntos decorrentes da área social.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS