CULTURA -
Comemorações Centenárias de André Soares: o Convento dos Congregados (c/vídeos)

No âmbito das Comemorações Centenárias de André Soares que visam recordar o artista bracarense numa altura em que se assinalam os 250 anos da sua morte (1769-2019) e os 300 anos do seu nascimento (1720-2020), Câmara de Braga divulga dois vídeos sobre a obra.

O primeiro destaca o convento dos Congregados, em Braga, e o segundo reúne as principais obras do mestre do rococó e do tardo-barroco.

Testemunho da urbanização conventual que marcou Braga após a Contra-Reforma, o projecto do edifício da igreja da Congregação do Oratório é atribuído a André Soares.

PUBLICIDADE

A sua edificação conheceu um desenvolvimento lento que antecedeu o seu autor e que, com a conclusão da torre poente, na segunda metade do século XX, lhe sobreviveu. Riscado na última década de vida do autor, a expressão vigorosa da fachada do templo alia-se à austeridade do granito que dá coerência a toda a frontaria.

De acordo com Robert Smith é a obra “mais emocionada” de André Soares. No interior do templo foi ainda autor do desenho do retábulo de Nossa Senhora das Dores e da capela privada do superior da comunidade dos oratorianos, obra sublime e de pequenas dimensões devotada a Nossa Senhora Aparecida. E como não lembrar também o magnífico gaveto do edifício conventual?

A comissão das comemorações é constituída por representantes do município de Braga, do Agrupamento de Escolas André Soares, da Arquidiocese de Braga, da Basílica dos Congregados, da Biblioteca Pública de Braga, da Confraria do Bom Jesus do Monte, Direcção Regional de Cultura Norte, Misericórdia de Braga, Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho.

Na comissão têm ainda assento alguns elementos convidados, entre os quais se contam o historiador de arte Eduardo Pires de Oliveira, a musicóloga Elisa Lessa, o director da Revista Bracara Augusta, Luís Silva Pereira, além de Paulo Oliveira e Isabel Silva, directores do Mosteiro de Tibães e Museu dos Biscainhos, respectivamente.

Vídeo Convento dos Congregados em

https://www.facebook.com/municipiodebraga/videos/228197788487887/

Principais obras de André Soares em

https://www.youtube.com/watch?v=7w4ylae9Rw0&fbclid=IwAR1LePBuT9yVCsUJHm9a1fnGOqh4PPF-fw56bxT7_yuOyOcgm0_5O970Dho