REGIÃO

REGIÃO -
Comunidade Inter-municipal do Alto Minho declara um dia de luto pela morte do bispo de Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comunidade Inter-municipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) declarou este sábado um dia de luto oficial pelo falecimento do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira.

Além do dia de luto oficial, a CIM Alto Minho expressa em comunicado “profunda consternação” pelo “trágico desaparecimento” de D. Anacleto Oliveira, “uma personalidade marcante para a vida das populações do Alto Minho, pela sua afabilidade, capacidade de diálogo e sentido de solidariedade”.

Recorde-se que o bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, morreu esta sexta-feira, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na auto-estrada A2 perto de Almodôvar

No mesmo dia a Câmara Municipal de Viana do Castelo decretou dois dias de luto municipal pela morte do bispo Anacleto Oliveira. Também o município de Leiria, de onde D. Anacleto era natural, manifestou em comunicado o seu “profundo pesar” e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada esta sexta-feira pela Presidência, lamentou a morte “repentina e trágica” do bispo Anacleto Oliveira e apresentou “sentidas condolências” à sua família e à Igreja Católica.

Além do dia de luto oficial, a CIM Alto Minho expressa “profunda consternação” pelo “trágico desaparecimento” de D. Anacleto Oliveira, “uma personalidade marcante para a vida das populações do Alto Minho, pela sua afabilidade, capacidade de diálogo e sentido de solidariedade”.

Natural de Cortes, Leiria, D. Anacleto Oliveira nasceu em 17 de Julho de 1949, tendo sido ordenado sacerdote em 1970 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2005.

Fez a licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1971), em Roma, obtendo ainda, na mesma cidade, a licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974).

Foi professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, entre 1974 e 1977, obtendo, neste último ano a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na Alemanha fez o doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987).

A ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima em 2005, tendo sido nomeado bispo de Viana do Castelo em 2010 e actualmente presidia à Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade e à Comissão de Tradução da Bíblia para português a partir dos textos originais na Conferência Episcopal Portuguesa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS