BRAGA - Concurso de Bandas Filarmónicas é “imagem de marca” de Braga

BRAGA -
Concurso de Bandas Filarmónicas é “imagem de marca” de Braga

Dinamizar a actividade das bandas filarmónicas, projectar o trabalho realizado enquanto instituições de formação musical e dar-lhes visibilidade junto das comissões de festas de todo o país são os objectivos do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga que, nos dias 23 e 24 de Novembro, volta ao Altice Forum Braga.

Um evento já consolidado no panorama cultural da Cidade e que vai na sua sexta edição, assumindo-se como “imagem de marca do Concelho de Braga”. Na apresentação do concurso, realizada esta quarta-feira, Lídia Dias, salientou que este evento “tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma marca distintiva da dinâmica cultural de Braga”.

Segundo a vereadora da Cultura, esta iniciativa, além de dar visibilidade à música filarmónica, “visa divulgar o trabalho que as bandas realizam nas comunidades enquanto centros de ensino da música e contribui para o reforço da visibilidade e da importância destas instituições”.

PUBLICIDADE

MIL MÚSICOS

Organizado pelo município, com a colaboração da Associação de Festas de São João e do Conservatório Calouste Gulbenkian, e apoio da ‘Afinaudio’ e ‘Sons do Clássico’, o concurso tem a participação de 15 bandas filarmónicas nacionais e internacionais, que trazem a Braga cerca de mil músicos durante os dois dias do evento. As inscrições decorrem de 1 de Agosto a 10 de Setembro. Pela primeira vez, o regulamento será publicado em espanhol e inglês.

Este ano os prémios são melhorados, aumentando o valor dos três primeiros classificados e os valores para as seis bandas vencedoras do Prémio de São João passam a ser todos iguais, confirmando-se assim a aposta da Associação de Festas de São João de Braga em escolher as melhores bandas para abrilhantar as festividades sanjoaninas.

Nesta edição mantém-se a atribuição de quatro instrumentos musicais e a banda do distrito de Braga melhor classificada garantirá o direito de gravar um CD. Será ainda premiado com a “Batuta de Prata” o maestro melhor classificado.

O júri do concurso é composto por cinco personalidades de méritos reconhecidos, a comunicar até ao dia 31 de Julho.