REGIÃO -
Covid-19. Braga e Viana do Castelo sem dados actualizados há quatro dias. Sistema com falhas

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão sem dados actualizados há quatro dias, situação que acontece em todo o território nacional. O Governo reconhece falas no Sistema de Vigilância Epidemiológica.

Esta segunda-feira (https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/07/126_DGS_boletim_20200706.pdf), a Direcção-Geral da Saúde (DGS) informa que o relatório da situação epidemiológica “não inclui a actualização da imputação de casos aos concelhos” por estar a realizar “a verificação de todos os dados” com as autoridades locais e regionais de saúde que “ficará concluída durante os próximos dias”.

Desde a última semana que o Governo tem alertado para o facto de haver um problema com a notificação de novos casos, devido à inserção de um número não especificado, mas elevado, de novos casos, por parte de um laboratório privado que realizou rastreios. Os casos estão a ser analisados, para evitar duplicações, mas, desde sexta-feira, os dados discriminados dos municípios não são alterados.

PUBLICIDADE

“TRABALHAR EM DIRECTO”

Esta segunda-feira, na conferência de imprensa de apresentação do relatório, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, reconheceu ainda que o país precisa de “melhor integração de plataformas”, nomeadamente o Sinave Lab (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), e outros, “para termos uma radiografia mais fina da situação”.

“Estamos a trabalhar nisso, enquanto se continua a combater a pandemia em directo”, assegurou.

“Usámos as ferramentas que tínhamos disponíveis, corrigimos as limitações com que nos fomos deparando e robustecemos o sistema com outras respostas”, explicou

O membro do governo assumiu que “temos ainda de conhecer a realidade no terreno para melhor adequar a resposta”, pelo que “é também por isso que temos solicitado a notificação atempada de casos por parte dos profissionais de saúde”.

Já a directora-geral da Saúde explicou que “a vigilância epidemiológica em Portugal nunca foi tão escrutinada” e que “até à data captamos quase 400 mil pessoas suspeitas”.

“Nunca tivemos um sistema tão escrutinado e que tenha sofrido ao longo dos meses tantas melhorias”, sustenta.

Os últimos dados actualizados reportados pela DGS, na quinta-feira, davam conta que O distrito de Braga somava 3.510 casos de covid-19 e o distrito de Viana do Castelo 545. 

O Minho contabilizava, assim, 4.055 infectados.