REGIÃO

REGIÃO -
Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago faz escala em Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago, que iniciou a viagem no passado sábado com um conjunto de embarcações, entre elas a caravela Vera Cruz, passa por Viana do Castelo, no dia 8 de Junho, ficando na cidade até ao dia 10.

Com partida em Vila Real de Santo António e passagem por nove portos portugueses e três galegos, ao longo de 17 dias, o cruzeiro encontra na cidade de Viana do Castelo a última etapa em território nacional antes de rumar a novas paragens em território espanhol.

“A chegada deste cruzeiro a Viana do Castelo no Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala a 8 de Junho, tem um grande simbolismo num território que participou nas descobertas e é desde tempos imemoráveis atravessado por peregrinos rumo a Santiago de Compostela”, refere a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em comunicado enviado à imprensa.

São esperadas cerca de 20 embarcações, incluindo a caravela Vera Cruz, que ficam atracadas na doca comercial junto ao Navio Gil Eannes, até ao dia 10 de Junho, assim como um total de 150 participantes que têm a oportunidade de desfrutar de um programa alargado de actividades preparado em articulação e com o apoio dos 10 municípios do Alto Minho.

A iniciativa nasceu da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, à qual se associou a Estação Náutica do Alto Minho, coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), contribuindo para a estruturação de um novo produto turístico e para a promoção do Caminho Marítimo de Santiago em Portugal.

O projecto visa criar, por mar, uma estrutura de apoio que permita a qualquer pessoa percorrer a costa portuguesa rumo a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza.

Além de Viana do Castelo, o cruzeiro vai passar por localidades como Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche, Aveiro e Matosinhos. Já na Galiza, passa por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com chegada prevista a 13 de Junho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS