OPINIÃO

OPINIÃO -
Cusquices

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Por Marco Alves

Será este o nome da minha rubrica a partir deste mês. Não é aquela que corre nos cafés, cabeleireiros ou barbeiros, mercados ou quiosques, esses não desapareceram, simplesmente migraram para os ecrãs dos telemóveis. Em bom português, podem tirar o cavalinho da chuva, que os artigos não servirão para rebaixar, difamar ou injuriar alguém.

Atualmente, as novas tecnologias não devem ser negadas ou recusadas, são ferramentas imprescindíveis do nosso quotidiano. Sou apologista na prática destas ferramentas para melhoria da qualidade de vida, principalmente na área da saúde. Existem também outras áreas de elevada importância onde essas ferramentas podem ser utilizadas. Sem margem para dúvida, a IA (inteligência artificial) terá um papel fundamental no desenvolvimento humano enquanto sociedade, partindo do princípio que a algoritmia introduzida para programação prevalecerá com sentido de responsabilidade e valores de ética.

A minha curiosidade de perguntar ao ChatGPT (sistema de IA que responde, via mensagem escrita, às mais variadas perguntas), sobre Amares deixou-me boquiaberto:

“O concelho de Amares está localizado no norte de Portugal, na região do Minho. Tem uma rica herança histórica, pela bela paisagem natural e pela arquitetura barroca. A região é caraterizada por paisagens naturais deslumbrantes, com áreas verdes, rios e montanhas. O PNPG, um dos mais belos parques de Portugal, fica nas proximidades. Amares oferece uma gastronomia rica e tradicional do Minho. No turismo rural, Amares é uma excelente escolha para quem procura atividades ao ar lvre, como caminhadas, ciclismo e passeios de cavalo”.

Amares podes estar a enfrentar desafios económicos que limitam o crescimento. Tal como a falta de investimentos, a diminuição da população, problemas nas infraestruturas, falta de investimento tecnológico ou a administração local e as políticas adotadas influenciarem o fraco crescimento. Para promover um futuro positivo, devem ser consideradas várias ações.

Destaco algumas: Promover o crescimento económico sustentável e preservar o meio ambiente. Desenvolver o turismo, aproveitando os recursos naturais e culturais da região, implementando práticas de turismo responsável. Investir na educação e formação para capacitar a população e atrair talentos, promovendo o crescimento e inovação. Melhorar as infraestruturas. Apoiar o empreendedorismo local para diversificar a economia e criar empregos. Proteger o património cultural e histórico de Amares. Envolver ativamente a comunidade nas decisões do município e promover a cidadania ativa. Aproveitar as tecnologias para melhorar a qualidade de vida.

O futuro está nas nossas mãos e serão fundamentais para Amares.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS