RELIGIÃO –  D. Jorge Ortiga renuncia ao cargo de Arcebispo de Braga

RELIGIÃO –
D. Jorge Ortiga renuncia ao cargo de Arcebispo de Braga

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, apresentou a sua renúncia ao Papa Francisco, depois de ter completado 75 anos de idade, o limite estabelecido pelo Direito Canónico. Exercia o cargo desde 1999.

Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu a 5 de Março de 1944, em Brufe, Famalicão, tendo sido ordenado presbítero em 9 de Julho de 1967, na igreja de Lousado.

PUBLICIDADE

No dia 16, celebrou Missa Nova em Brufe, naquela que foi a primeira eucaristia concelebrada na circunscrição eclesiástica minhota, após a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

O Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga em 1987. A ordenação episcopal aconteceu a 3 de Janeiro de 1988, na Cripta do Sameiro, presidida por D. Eurico Dias Nogueira.

D. Jorge Ortiga foi nomeado Arcebispo de Braga a 5 de Junho de 1999, com 55 anos, tomando posse a 18 de Julho, na Catedral arquidiocesana.

Em 2017, por ocasião das suas bodas de ouro sacerdotais, recebeu uma mensagem do Papa Francisco, na qual o pontífice elogiava o «zelo apostólico» e o «exemplo de vida» do arcebispo de Braga

D. Jorge Ortiga foi presidente da Conferência Episcopal Portuguesa entre 2005 e 2011.