AMBIENTE -
Dez mil garrafas reutilizáveis foram distribuídas por toda a comunidade IPVC no âmbito do projecto piloto Refill H20 

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu mais um passo no combate para a redução de plástico de uso único. Com o projevto Refill H2O foi possível distribuir «10 mil garrafas reutilizáveis em todas as Escolas Superiores, Serviços de Acção Social e Serviços Centrais e disponibilizar nove estações de reenchimento a toda a comunidade académica».

Segundo o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, «a problemática da sustentabilidade ambiental é uma preocupação nossa há muitos anos. Este projecto vai contribuir para a mudança de paradigma no uso de material reciclável». Também o coordenador do projecto, António Curado, acredita que o Refill H2O é «mais uma pegada para a sustentabilidade».

Na sessão de lançamento do Refill H2O, Carlos Rodrigues destacou o impacto indirecto que o projecto vai ter, «contribuindo para a mudança de paradigma de uso de material reciclável». Mas esta preocupação com a sustentabilidade ambiental no IPVC não é de agora. 

PUBLICIDADE

«Este projecto é um bom exemplo, mas não é o único. Temos há muitos anos a preocupação com a temática da sustentabilidade», referiu o presidente, lembrando a colocação de luminárias nas escolas e nos serviços centrais, o investimento efectuado no conforto térmico e eficiência energética ou a colocação de painéis solares como alguns dos exemplos do trabalho que a instituição tem realizado neste âmbito.

O projecto Refill H2O do IPVC foi considerado o melhor entre as 24 candidaturas ao Programa “ambiente, alterações climáticas e economia de baixo carbono”, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática (MAAC), tendo um financiamento a rondar os 150 mil euros para a redução do lixo marinho. De destacar que o Refill H2O IPVC é um projecto financiado pelo EEA Grants, no âmbito do aviso Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho. Com este projecto vai ser possível retirar, anualmente, das seis Escolas Superiores do IPVC, mais de uma tonelada de garrafas plásticas de utilização única.

EXEMPLO PARA OUTRAS ACADEMIAS

Na sessão de lançamento, que decorreu nos serviços centrais do Politécnico de Viana do Castelo, o coordenador do projecto, António Curado, assumiu que o Refill H2O «é mais uma pegada para a sustentabilidade ambiental», esperando «ser exemplo» para outras academias. 

«Este é um projecto pioneiro na academia em Portugal, que pode ser replicado por outras instituições de ensino superior. Temos que fazer um combate feroz para acabar com o plástico de uso único», desafiou.

Neste momento, o projeto envolve as seis escolas do IPVC, os serviços centrais, o centro académico, três residências, oito bares e sete cantinas.

PROJECTO PIONEIRO SERÁ REPLICADO NAS ESCOLAS DO ALTO MINHO

A distribuição gratuita de 10 mil garrafas pelo universo IPVC foi feita em parceria com a Federação Académica do IPVC e as seis associações académicas de cada escola.

A aquisição de garrafas, posteriormente, terá o custo de 2€, para fomentar o «uso responsável». Cada enchimento de água filtrada custa 0,50€. No início do próximo ano, as estações de reenchimento terão disponível água com gás e, mais tarde, água com sabores.

O projecto será depois divulgado com uma estação de reenchimento móvel junto de 38 mil alunos de 20 escolas básicas e secundárias, onde vão ser distribuídas garrafas do projecto. Caso seja implementado em todas as escolas básicas e secundárias do Alto Minho vai permitir retirar mais de 10 mil toneladas de plástico de uso único dos oceanos. As ações de divulgação ficam a cargo da ÁREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, que também é co-promotor do projecto. No verão, o projecto Refill H2O chegará ainda às praias do Alto Minho, uma acção que contará também com uma estação de reenchimento móvel.

O IPVC conta com o parceiro New Water Product (NWP), que é o responsável, depois da fase de conclusão da data de execução do projecto, de fazer a promoção da solução desenvolvida nas outras instituições de ensino superior.

REFILL H2O IPVC

De destacar que o Refill H2O IPVC é um projecto financiado pelo EEA Grants, no âmbito do aviso Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho. O EEA Grants surge através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, sendo que a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.