REGIÃO -
DGS coloca distrito de Braga sob aviso amarelo devido ao calor

Todo o distrito de Braga está esta quinta-feira sob Nível de Risco 2 (amarelo) devido ao calor, alerta o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Cávado II – Gerês/Cabreira de acordo com o previsto no Plano de Contingência Específico Saúde Sazonal Modulo Verão.

“A Unidade de Saúde Pública do ACeS Cávado II – Gerês/ Cabreira avisa que os concelhos de Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde, se encontram em Nível de Risco 2”, lê-se em comunicado às redacções.

PUBLICIDADE

O alerta é, contudo, extensivo a todo o distrito, onde se esperam temperaturas máximas entre os 32 e os 35 graus.

As temperaturas elevadas provocam graves efeitos na saúde, principalmente nos grupos vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos, utentes isolados e doentes crónicos, entre outros, recomenda a Direcção-Geral de Saúde e Protecção Civil.

O alerta amarelo é emitido quando ocorre um dia com temperaturas máximas observadas iguais ou superiores a 32ºC e em que estão previstos mais dois dias com temperaturas iguais ou superiores a 32ºC (excepto no Alentejo em que se consideram temperaturas máximas iguais ou superiores a 35ºC).