AMARES

AMARES -
“Do pensamento à palavra e da métrica à harmonia”. Luís Capela cantou e dedilhou Sá de Miranda

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, em Amares, acolheu na noite deste sábado, 13 de Maio, a apresentação do mais recente trabalho do professor e músico Luís Capela, intitulado “Sá de Miranda musicado por Luís Capela”.

Integrada no programa da “Feira do Livro de Amares 2023”, a sessão, – que teve “casa cheia” – contou com a moderação de Luciana Braga, do Centro de Estudos Mirandinos.

No uso da palavra, Luís Capela sublinhou que um dos principais objectivos deste projecto assentou em «elevar a sua parte pedagógica», «passando a mensagem de Sá de Miranda».

CD

O CD é composto por seis temas, sendo a letra fruto de uma adaptação dos textos de Sá de Miranda, posteriormente musicados por Luís Capela.

De notar ainda que ao longo da sessão foram sendo projectados diversos vídeos (um por cada música), mostrando várias paisagens e locais de Amares por onde o “poeta passou”.

Luís Capela desafiou-se, assim, a musicar fragmentos da vasta obra de Sá de Miranda, através de uma estética musical próxima da tradicional e onde são ouvidos instrumentos como viola braguesa, flauta, sanfona, bombos, cavaquinho ou piano, juntamente com a voz, dando desta forma “alma” a seis poemas que compõem o CD agora publicado.

No final, por forma a “saciar” a vontade dos presentes e em jeito de homenagem a Rita Lee – artista musical brasileira falecida na última semana – Luís Capela tocou, com recurso à viola braguesa, o tema “Baila Comigo”.

Este projecto teve o apoio do Município de Amares, em parceria com o Centro de Estudos Mirandinos e a Biblioteca Municipal.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Junho de 2023

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS