ESTE DOMINGO -
Duas centenas em caminhada solidária em Amares

A “Supera-te” – Cooperativa de Solidariedade Social e Serviços, de Braga, organizou este domingo a 1ª Caminhada Solidária, que decorreu em Amares, juntando cerca de 200 participantes.

Com início junto à Farmácia do Mercado, a caminhada percorreu o “Trilho pelas margens do Rio Cávado”, numa distância de cerca de oito quilómetros, com a colaboração da associação de montanhismo amarense “Idas e Voltas Por Aí”.

PUBLICIDADE

«Esta actividade ajudará a Cooperativa a dar os seus primeiros passos de uma “Grande Caminhada” com o intuito de dar a resposta que muitos anseiam e necessitam», refere a instituição, em nota à imprensa.

A iniciativa foi apadrinhada pelo canoísta Emanuel Silva.

AUTISMO EM PORTUGAL

Sabia que em Portugal estão diagnosticados mais de 65.000 portadores de autismo? Será que o número de respostas existentes é suficiente?

O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento neurológico comprometendo as zonas cerebrais responsáveis pela comunicação, emoções e sentidos.

Estas perturbações manifestam-se através de dificuldades muito específicas, nomeadamente ao nível da interacção social, da aquisição e uso convencional da comunicação, da linguagem, manifestando-se também pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento.

«Apesar de, no distrito de Braga, existirem já algumas respostas para este público-alvo, nunca será excessivo o incremento de novos recursos, pelo que esta Cooperativa considera que pode e deve criar a sua resposta», explica a “Supera-te”.

Esta nova instituição «apostará numa intervenção centrada não só nos jovens e adultos com perturbações do espectro do autismo, mas também na família e numa resposta diferenciadora e verdadeiramente inclusiva, facilitadora de uma vida activa e construtiva».