CULTURA

CULTURA -
Duas centenas estudantes de Braga mostram talentos em artes performativas na nova MAPEAR a partir de quarta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Depois de uma paragem de dois anos, devido à pandemia de covid-19, a Mostra de Teatro Escolar de Braga está de regresso aos palcos com uma nova designação, MAPEAR – Mostra de Artes Performativas Escolar, que reflecte um novo conceito artístico da iniciativa, anunciou a Câmara Municipal.

Entre a próxima quarta-feira e 4 de Maio, ao longo de três semanas, mais de duas centenas de jovens das escolas de Braga passam pelos palcos do Espaço Vita e do Centro de Juventude de Braga, com nove produções que proporcionam uma viagem por diferentes autores e temas, nas disciplinas artísticas de teatro, canto, música e dança.

“Isso mesmo pretende ser a MAPEAR reflectindo o crescente incentivo a programas de mediação cultural e apoio à criação artística, na área das artes performativas e cruzamentos artísticos, inseridos na estratégia cultural do município de Braga”, afirma a 

A MAPEAR resulta numa oportunidade para os alunos actuarem em alguns dos palcos da cidade e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espectáculo, desde à sua génese até ao momento da apresentação final, em especial, no contacto com o público.

A participação na MAPEAR está reservada, em exclusivo, às escolas do concelho, para alunos inscritos do 2º ciclo até ao secundário ou profissional, que possuam a disciplina de Teatro, Música ou Dança inseridas no currículo ou, como oferta de escola, em actividade extracurricular.

MAXIMINOS ABRE PROGRAMA

Cabe ao Agrupamento de Escolas de Maximinos inaugurar o palco do Espaço Vita com o espectáculo de dança ‘Fragmentos’, a 20 de Abril, pelas 19h00. No dia seguinte, a 21, é a vez do Estúdio de Ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresentar ‘Portugal UK-650’, também no Espaço Vita, pelas 21h30. 

A 22, pelas 15h30, no mesmo espaço, o Agrupamento de Escolas de Real apresenta a peça de teatro ‘O Principezinho’.

A 26, o palco da MAPEAR passa para o Centro de Juventude de Braga, com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio a apresentar, pelas 21h30, a peça de teatro ‘Cruzamento Paralelo’.

 No dia seguinte, 27 de Abril, pelas 15h30, o Agrupamento de Escolas André Soares apresenta a peça ‘Velas de Algodão’. 

No dia 29 de Abril, pelas 11h30, é a vez do Agrupamento de Escolas de Celeirós levar à cena a peça ‘Eu não acredito em fadas, mas que as há, há’.

A cortina do Espaço Vita volta a abrir-se a 2 de Maio, pelas 21h30, com o Colégio Luso Internacional de Braga a apresentar o teatro musical ‘La La Land’.

 A 3 de Maio, pelas 15h30, sobe ao palco do Centro de Juventude, o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, com a peça de teatro ‘Marias’.

A MAPEAR 2022 despede-se do público a 4 de Maio, com a peça de teatro ‘Rafaela e Julieta – Um Amor (Im)possível’, pelo Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, pelas 11h00, no Centro de Juventude.

Os bilhetes têm um custo de 2 euros e podem ser adquiridos através do site da Ticketline ou na bilheteira do Espaço VITA, para os espectáculos naquele local; e no site da MEO Blueticket ou no Centro de Juventude de Braga, para os espectáculos realizados naquele local.

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS