BRAGA (Dume)

BRAGA (Dume) -
Dume – ‘Capital Sueva’ decorre este fim-de-semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Está a chegar a 2.ª edição de Dume – Capital Sueva, agendada para o próximo fim-de-semana, de 05 a 07 de abril. Tem início amanhã, dia da sagração episcopal de São Martinho de Dume, no ano de 556.

O evento da iniciativa do Grupo “Arte em Dume” e Associação Cultural e Recreativa de Dume, conta, mais uma vez, com a estreita e preciosa colaboração da Junta da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. A estas entidades uniram-se para organizar este evento, à semelhança do ano anterior, o Agrupamento XII do CNE, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos de Dume, a Catequese e a Paróquia de São Martinho de Dume, a Fraternidade Nun’Álvares, o Centro Comunitário de Dume e os Pais do Jardim de Infância de Dume.

A programação segue em linha com a edição de 2023.

Garante exposições, teatro, atuações musicais com o grupo Sons da Suévia, recriações com a participação da Equipa Espiral, entre outras atividades para todas as faixas etárias.

Estará representado o quotidiano da sociedade Sueva, cada vez mais com fidedignidade, quer nas construções dos mais variados ofícios, quer na indumentária usada pelos figurantes. Salientamos que “Dume – Capital Sueva” é mais do que uma feira. A vertente cultural de transmissão de conhecimentos é fundamental. Durante os dias do evento iremos divulgar as nossas origens, a nossa história e o nosso património. Com um programa, culturalmente, rico e diversificado , com o acesso gratuito a todos os museus da Freguesia, incluindo o Núcleo Museológico de Dume que na 1.ª edição  bateu recordes de visitantes.

A “Aldeia Sueva”, erguida nos Jardins da Casa da Cultural, em Dume, também será palco para a programação e recriação. Durante os três dias do evento, estará no adro da Igreja Paroquial a Feira das Associações com artesanato, comes e bebes. Este ano, porque foi-nos solicitado já na edição anterior, iremos permitir que na feira, mediante aceitação prévia, a possibilidade de artesãos externos apresentarem os seus produtos. Podem consultar mais informações na página do Facebook  e a inscrição poderá ser formalizada por email para [email protected].

Depois do êxito e do entusiasmo com que a edição do ano passado foi acolhida pelos Dumienses e por todos, incluindo visitantes da Galiza, na edição 2024 de “Dume – Capital Sueva” pretende, além de  consolidar os objetivos da primeira edição, captar mais público (Nacional e Estrangeiro) e ao mesmo tempo ampliar a oferta cultural e recreativa durante o evento.

“Dume – Capital Sueva” pretende relembrar a todos a História de Dume, dos Suevos e do Patrono, São Martinho de Dume.

PROGRAMAÇÃO

sexta-feira 05/04

Início Oficial do evento com teatro pelo grupo Arte em Dume  “Primeiro Bispo de Dume”, abertura da “Aldeia Sueva” e da Feira da Associações pelas 21 horas.

Sábado 06/04

15h30 Teatro, promovido pela catequese,  para dar a conhecer aos mais novos – e não só, “Quem foi São Martinho de Dume”.

17h00 Espectáculo de Dança Medieval

21h15 Teatro com o título “A Conversão” pelo o grupo Arte em Dume

21h45 Espetáculo Musical com os “sons da Suévia”

  • Durante todo o dia,  todos são convidados a experimentar os nossos jogos e oficinas, espalhados pela Aldeia Sueva e Núcleo Museológico. Oficinas de Pigmentos Naturais, Técnicas de Fogo e Olaria – onde poderão com um molde colocar a marca de “Dume – Capital Sueva” nas peças elaboradas.
  • No interior da Casa da Cultura teremos, exposição de fotografia “Dume Retratada”  com fotografias das artérias de Dume, momentos de desporto e associativismo.
  • A tarde será também a animada com a Fanfarra do Agrupamento XII do CNE.
  • A Feira das associações com artesanato, comes e bebes estará aberta das 10h00 às 23h00.Onde estarão à venda as famosíssimas “Mitras de São Martinho de Dume , doce que foi lançado na edição do ano passado.

Também, neste dia, no final de tarde/noite haverá porco no espeto e sopa no pote

Domingo 07/04

Continuamos a descobrir os suevos com os nossos jogos e oficinas, espalhados pela Aldeia Sueva e Núcleo Museológico e com a exposição de fotografia.

10h30 Declamação “O Regresso de São Martinho de Dume” promovido pela Catequese.

14h00 às 16h00 Teatro itinerante com o grupo Rodomoínho Teatro

18h30 Teatro com o título “A Conversão”  com o grupo Arte em Dume

19h00 Espetáculo de Dança Medieval

  • A VI Legião Romana da Equipa Espiral assentará acampamento militar durante toda a tarde no terreno adjacente do Jardim da Casa da Cultura de Dume.
  • Durante todo o dia continuará a feira das associações com comes e bebes e artesanato. Assim, como na Aldeia Sueva a Sopa no Pote e outras iguarias.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS