Festividades entre 10 e 15 de Agosto -

Festividades entre 10 e 15 de Agosto - -
Em Agosto todos rumam a S. Bento da Porta Aberta

Share on facebook
Share on twitter

A Romaria a S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro terá o seu ponto alto entre os dias 10 e 15 de Agosto com uma programação que junta o religioso, as tradições, à música popular. O ponto alto das celebrações está marcado para o dia 13 de Agosto com a solene Eucaristia marcada para as 11h00 e presidida pelo Bispo Auxiliar, D. Francisco Senra Coelho e solenizada pelo Coro do Sameiro e pela Banda da Branca.

Nestes dias haverá celebrações da Eucaristia, às 7h30, 9h30, 11h30 e 16h00 ficando a recitação do rosário marcada para as 15h30. Para o dia 10 de Agosto está previsto, às 11h00, a inauguração de uma exposição de quadras a S. Bento escritas pelas crianças dos ATL do Concelho e participam, a partir das 14h30, conjuntamente com a GNR da Póvoa de Lanhoso no posto de atendimento ao peregrino. Às 21h30, um desfile mostra o acervo do Santuário e da sua história assim como a representação da arte dos tecidos de várias associações e entidades do Concelho.

O Dia 11 fica marcado pela inauguração, às 10h00, de uma exposição sobre S. Bento intitulada “O Homem e o Santo, 400 anos de fé que a natureza abraça”.

PUBLICIDADE

Para o dia 12 estão marcadas confissões, às 15h00 em simultâneo com uma tarde cultural que terá a actuação do Rancho Folclórico de Valdosende, do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Vieira do Minho e das Concertinas dos Primos Castro. A procissão de velas sai para a rua às 21h00 a que se segue um encontro de grupos e concertinas no espaço do Santuário. O dia termina com uma sessão de fogo-de-artifício.

13 de Agosto, segunda-feira, é o dia de S. Bento e para além da Eucaristia solene, da parte de tarde actuam as bandas filarmónicas “A Branca” e dos Arcos de Valdevez. Pelas 17h00 dá-se a exposição e ósculo da relíquia de S. Bento. A procissão é às 18h00. Este dia tem ainda uma celebração da Eucaristia às 22h00 e uma sessão de fogo-de-artificio. Para o último dia, 15 de Agosto, feriado, fica para a actuação da Banda da Carvalheira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS