REGIÃO -

REGIÃO - -
Em referendo. Vizela escolhe dia de feriado municipal a 29 de Março

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 21 mil eleitores de Vizela podem votar no referendo local sobre a data do feriado municipal, que foi agendado para o dia 29 de Março, disse esta quinta-feira à Lusa o presidente da câmara.

Segundo o autarca, 21.298 munícipes que constam nos actuais cadernos eleitorais estarão em condições de responder à seguinte questão: “Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de Março em vez de a alterar para o dia 11 de Julho?”.

A realização do referendo, decidida pelos órgãos municipais e posteriormente aprovada pelo Tribunal Constitucional, era uma promessa eleitoral do presidente da autarquia, que foi eleito em 2017 à frente de uma lista de independentes.

PUBLICIDADE

À Lusa, Vítor Hugo Salgado explicou que a actual data do feriado – 19 de Março – foi escolhida há 16 anos, por ter sido o dia em que a Assembleia da República votou o diploma da criação do concelho. Contudo, ao longo dos anos, acentuou, a população foi-se alheando da data, porque as comemorações eram sobretudo dirigidas à parte política.

Com o actual executivo, anotou, as coisas têm mudado e essa data tem sido associada a mais actividades dirigidas à população, nomeadamente a Feira do Bolinhol, um doce tradicional do concelho, para além de homenagens aos fundadores do concelho, entre outras iniciativas que reforçam a importância da efeméride para Vizela.

O presidente assinalou, por outro lado, que no período em que havia o movimento para a criação do concelho de Vizela alguns dos seus elementos defendiam que o feriado municipal devia ser marcado para 11 de Julho, dia de S. Bento das Peras, padroeiro de Vizela.

Para pôr fim à discussão que ocorre no concelho há vários anos, disse Vítor Hugo Salgado, foi marcado o referendo.

O autarca referiu que, como presidente da câmara, não poderá apelar ao voto numa das datas, mas como cidadão, prometeu, apoiará a manutenção do dia 19 de Março como feriado municipal de Vizela.

Apelando à participação de todos no referendo, disse à Lusa ser expectável que surjam agora movimentos na defesa de cada uma das datas, para promover a discussão prévia ao referendo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS