INICIATIVA

INICIATIVA -
Encontro Nacional PROVE 3C passou por Amares e Caldelas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A ATAHCA – Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave organizou o II Encontro Nacional PROVE 3C, que se realizou esta segunda e terça-feira, com atividades distribuídas por Vila Verde, Amares e Braga.

A iniciativa reuniu 90 participantes, entre produtores agrícolas e consumidores PROVE, técnicos e dirigentes de entidades de várias regiões do país, que integram a denominada Rede PROVE, e que trabalham em parceria na temática dos circuitos curtos agroalimentares, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os intervenientes.

O encontro iniciou-se, na segunda-feira, nas instalações da ATAHCA em Vila Verde, com uma oficina prática sobre como “Identificar, caracterizar e conservar sementes”, da responsabilidade do Banco Português de Germoplasma Vegetal do INIAV, tendo a manhã terminado com a apresentação de um showcoocking pela equipa do projecto “Cávado… Com Sabor”.

A tarde foi toda preenchida com visitas técnicas a explorações agrícolas PROVE em Amares e Braga, onde foram ministradas oficinas práticas sobre temas ligados à agricultura sustentável, nomeadamente a identificação e caracterização de insetos auxiliares e úteis e de as boas práticas higiene e segurança alimentar na colheita, pós-colheita e distribuição de produtos hortofrutícolas.

Na manhã do dia 21, realizou-se um workshop participativo no auditório de Caldelas (Amares) com a apresentação do projeto de cooperação 3 C -Cooperar em Circuitos Curtos, a testagem da implementação de boas-práticas de Higiene e Segurança Alimentar em algumas explorações agrícolas PROVE do Cávado e do Vale do Sousa, a importância de se cuidar da Saúde do Solo, a visão do PROVE pela voz dos sues consumidores e a Implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.

Estas oficinas e palestras contaram com a colaboração de docentes da Universidade Católica do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS