EDUCAÇÃO - -
EPATV coordena programa de inovação da Escola futura

Decorreu esta segunda e terça-feira, 26 e 27 de Novembro, em Bruxelas, a primeira reunião do projecto Erasmus, na medida KA202, intitulado “Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education”, do qual a Escola Profissional Amar Terra Verde é coordenadora.

De acordo com a Directora Pedagógica da EPATV, Sandra Monteiro, fazem parte do projecto quatro parceiros portugueses: a Escola Profissional Raul Dória, a Escola Profissional de Rio Maior, o Grupo INSIGNARE, a EPATV e três parceiros internacionais, EfVET (Bruxelas), a Koge Business College da Dinamarca e DIAVIMA da Grécia.

PROJECTO

PUBLICIDADE

Este projecto tem como objectivo a «construção de um Intelectual Output, ou seja, um referencial cientificamente testado para identificar as mudanças a introduzir nas escolas e sugerir elementos de inovação para construir uma escola do futuro – Escola 4.0», como refere Sandra Monteiro, em nota enviada.

Esta ferramenta é construída em parceria transnacional e conta com a supervisão do Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Espera-se que o produto e o processo, resultantes do modelo adoptado para a produção deste Intelectual Output, causem impactos muito significativos no que toca à «melhoria das aprendizagens, de inovação das práticas pedagógicas e efeitos transformativos nos modos de pensar e agir profissionais dos parceiros directamente envolvidos, mas também, nos directores, professores e formadores das escolas com ensino profissional na etapa da disseminação», concluiu a Directora Pedagógica da EPATV.