REGIÃO -
EPATV participa no concurso “Eco-Ementas”

O projecto “Alimentação Saudável e Sustentável”, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com a Agrobio, concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende «motivar crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões relacionadas com uma alimentação saudável e sustentável, por forma a que estes se tornem receptivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia». A Escola Profissional Amar Terra Verde participou mais uma vez nesta iniciativa, com «empenho e dedicação» por parte de todos os alunos. Apesar do concurso das Eco-Ementas ter sido suspenso devido ao Covid-19, a EPATV participação não deixou de participar, visto que apenas foram canceladas as provas regionais e nacional.

A proposta da EPATV de uma ementa sugere uma «distribuição equilibrada» dos diferentes tipos de ingredientes que devem compor uma refeição saudável (proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais).

A turma do 2º ano do curso de cozinha iniciou este projecto pesquisando os produtos mais adequados à população juvenil, quer a nível calórico quer a nível nutricional. Após a elaboração das ementas, por grupos, cada um defendeu a sua escolha com os argumentos da sazonalidade, da regionalidade dos produtos, das opções de saúde (celíacas, por exemplo), do preço dos produtos e da exequibilidade numa cantina escolar. Após o debate, a turma decidiu escolher a ementa abaixo apresentada, como sendo o melhor de todos os grupos.

PUBLICIDADE

 

PROPOSTA DA EMENTA PRIMAVERA/VERÃO

Entrada: Duo de cremes de legumes;

Prato Principal: Quinoa, ratatouille e espetada de frango;

Sobremesa: Delícia de morango;

Bebida: Limonada de frutos vermelhos.

 

Quem pretender, pode consultar o projeto no link:

https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/trabalhos-2019-20/eco-ementas/trabalho/?school=1533&activity=5&work=1