VERÃO -
Época balnear em Esposende e no distrito de Viana só arranca dia 27

É já no próximo sábado que arranca a época balnear, mas não em todo o país. No Norte, a época balnear começa a 27 de Junho e termina a 30 de Agosto, segundo um despacho publicado esta quinta feira em Diário da República.

À semelhança de anos anteriores, a época balnear é retomada em diferentes datas a nível nacional, sendo que este ano, esse planeamento está dependente da pandemia de covid-19, esclarece o Ministério do Ambiente.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte do Ministério do Ambiente clarificou que a abertura faseada da época balnear nas praias portuguesas já é habitual, sendo que este ano, o planeamento está dependente da pandemia de covid-19, nomeadamente devido ao sistema de sinalética que permite aos veraneantes perceber em que nível está a capacidade das praias.

Assim, a Norte, as praias de Esposende, Viana do Castelo e Caminha abrem para a época balnear 12 dias depois que em 2019, encerrando 16 dias antes em 2019 em relação ao ano passado.

Também na Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Espinho, a época balnear começa a 27 de Junho e termina a 30 de Agosto.

Também para o dia 27 de Junho está agendada a abertura da época balnear na Lourinhã.

Há ainda casos, como os de Cantanhede, Figueira da Foz, Ílhavo, Marinha Grande, Mira, Ovar, Vagos, Pombal, onde a abertura da época balnear está prevista para o dia 20 de Junho. Já a região de Alcobaça, por sua vez, tem de aguardar pelo dia 4 de Julho.

Na região Centro, a época balnear começa em todas as praias costeiras em 20 de Junho, com o fim a variar entre 30 de Agosto e 20 de Setembro, quando em 2019 o arranque fez-se entre 14 de Junho e 1 de Julho, terminando  31 de Agosto e 15 de Setembro.

No Algarve, a época começa este sábado, com término em 30 de Setembro, à excepção de 11 praias, que prolongam a época até 15 de Outubro. No ano passado, a abertura foi a 15 de Maio ou 1 de Junho e o fim em 30 de Setembro ou 15 de Outubro.

No Alentejo, o arranque da época balnear acontece entre 13 e 27 de Junho e termina entre 31 de Agosto e 30 de Setembro, enquanto que no ano passado as datas de abertura variaram entre 1 de Junho e 22 de Junho e o fim entre 31 de Agosto e 29 de Setembro.

Nos Açores, o arranque da época balnear está marcado para o primeiro dia de Junho e primeiro dia de Julho, com o fecho entre 31 de Agosto e 14 de Outubro. Em 2019, o início foi entre 1 de Junho e 29 de Julho, com o fim nas mesmas datas determinadas para o ano em curso.

Na Região Autónoma da Madeira, o início é entre 1 de Junho e 2 de Julho e o fim entre 30 de Agosto e 31 de Outubro. Arranque entre 1 de Maio e 1 de Julho e encerramento entre 1 de Setembro e 15 de Outubro foram as datas em 2019.

PRAIAS FLUVIAIS

Já as praias fluviais do continente, o arranque varia entre 13 de Junho e 4 de Julho e o fim entre 30 de Agosto e 30 de Setembro. No ano passado, o início aconteceu entre 1 de Junho e 1 de Julho e o fim entre 31 de Agosto e 17 de Setembro.