UMINHO -
Escola de Engenharia da UMinho celebra 45 anos. Universidade recebe 3100 novos alunos

Dois eventos marcam, esta semana, a vida académica na Universidade do Minho: a Escola de Engenharia (EEUM) comemora o seu 45º aniversário na próxima terça-feira, dia 6, e no dia seguinte, o Reitor preside a uma sessão de boas vindas aos 3.100 novos estudantes.

O aniversário da «Engenharia» ocorre às 17h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães. A sessão conta com os discursos do secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da EEUM, Pedro Arezes.

O programa inclui a palestra “dor – dever de responsabilidade social. oportunidade da responsabilidade social. responsabilidade social empresarial”, pelo presidente do grupo dst, José Teixeira. Prevê-se ainda a entrega de prémios a alunos por parte de empresas, reconhecimentos a membros da comunidade académica e o lançamento de uma ação de afirmação identitária da EEUM.

PUBLICIDADE

A sessão pode ser acompanhada via streaming em www.eng.uminho.pt.

EEUM

A EEUM foi fundada em 1975. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Engenharia Biológica, Civil, Eletrónica Industrial, Mecânica, Polímeros, Têxtil, Informática, Produção e Sistemas, Sistemas de Informação) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Conta com 339 docentes doutorados, 471 investigadores integrados e 80 trabalhadores não docentes. No último ano letivo integrou 6067 estudantes, distribuídos por uma licenciatura, 14 mestrados integrados, 24 mestrados e 23 doutoramentos. Preenche agora 99,1% das vagas colocadas a concurso no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, recebendo 930 novos alunos.

REITOR RECEBE NOVOS ALUNOS

Os cerca de 3100 novos estudantes da Universidade do Minho (UMinho) vão ser simbolicamente recebidos na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, às 18h00, no Auditório Nobre, no campus de Azurém, em Guimarães.

A cerimónia – adiantou a Reitoria – inclui intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e do presidente da Associação Académica (AAUM), Rui Oliveira e contará com a presença de um aluno de cada curso de licenciatura / mestrado integrado colocado na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso e ainda representantes dos cerca de 300 alunos que acolheram os novos estudantes da UMinho.

Voltando a assinalar o início do ano letivo com uma cerimónia tradicionalmente marcante para os novos estudantes, a sessão decorrerá de forma presencial dando cumprimento às regras de distanciamento físico. Face à impossibilidade de se poder contar, neste ano, com a presença física de todos os novos estudantes na sessão, a mesma será transmitida, via «streaming», através do YouTube oficial da UMinho e da página oficial da instituição no Facebook.

Esta cerimónia de boas-vindas conta ainda com a atuação de um quarteto de cordas composto por alunos da instituição.

Ao longo da última semana, os novos estudantes tiveram oportunidade de conhecer os campi universitários, os seus novos colegas de curso e as suas Escolas e Institutos. Este programa de acolhimento foi desenvolvido em parceria entre a UMinho, as suas Escolas e Institutos e a AAUM.