REGIÃO -
Esposende Ambiente deu início à empreitada que permitirá «melhor controlo da rede de abastecimento de água»

A empresa municipal Esposende Ambiente deu início à empreitada que permitirá um «melhor controlo da rede de abastecimento de água no território concelhio». Trata-se de uma «instalação de equipamentos para controlo e redução de perdas no sistema de distribuição de água no Concelho de Esposende, cujo investimento se cifra em 174.777 euros (mais IVA à taxa aplicável)».

Com esta intervenção, a Esposende Ambiente dá por isso continuidade à implementação de medidas estruturais que visam a melhoria da gestão e exploração do sistema de abastecimento de água, com a instalação de «28 Zonas de Medição e Controlo e de 9 Válvulas Redutoras de Pressão».

ZONAS DE MEDIÇÃO E CONTROLO E VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO

PUBLICIDADE

As Zonas de Medição e Controlo, por obtenção de informação mais pormenorizada, permitirão uma gestão mais eficaz da rede de abastecimento, nomeadamente identificando-se, com uma maior exatidão, as zonas onde existem ineficiências, permitindo definir as medidas a aplicar.

A implementação de Válvulas Redutoras de Pressão possibilitará também minimizar as perdas de água do sistema de abastecimento, promovendo ainda a proteção do estado estrutural da rede, aumentando o período de vida útil e garantindo melhores níveis de serviço em algumas áreas.

Este processo é financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), através do Objetivo Específico relativo à otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do Ciclo Urbano da Água.