REGIÃO

REGIÃO -
Esposende aposta na promoção do sucesso educativo através do projecto “Literacia no Cávado”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto “Literacia no Cávado” e os recursos educativos digitais associados têm-se revelado «primordiais para o sucesso educativo no Município de Esposende». O projecto possui uma «abordagem multidisciplinar no combate ao insucesso escolar, combinando esforços, recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia dos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, como estratégia complementar à acção educativa das escolas para a mitigação dos efeitos da pandemia».

Através do mesmo são «disponibilizados recursos educativos digitais para a utilização em contexto educativo (sala de aula) e familiar, como estratégia de mitigação das desigualdades no acesso ao digital». 

A intervenção traduz-se no «trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de Psicologia e de Informática, sendo, assim, disponibilizados recursos técnicos especializados para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, combinando a intervenção individual e universal, através do desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital, comunicacional, socioemocionais, pessoais e comportamentais».

ESCOLAS PARCEIRAS

Neste contexto, no âmbito da segunda fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), o Município de Esposende, em parceria com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, e a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, desenvolveu este projecto no 3.º período do ano lectivo 2021/2022, visando a «melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos seus alunos, através do apoio individualizado ao aluno e do envolvimento e intervenção com as suas famílias». Neste período, o projecto envolveu 980 alunos, nomeadamente 29 alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, na valência de Psicologia, e 951 alunos do 1.º Ciclo, na área de Informática. 

OUTROS PROJECTOS

Contribuindo também para a «promoção do sucesso educativo» são de notar os seguintes projectos: “Ensinar e Aprender Português”, da “Plataforma + Cidadania”, “No poupar está o Ganho!”, destinados aos alunos do 1.º Ciclo, a 4.ª edição das “Olimpíadas do Património e Cidadania” e a implementação da “Plataforma Hypatiamat”, em março deste ano, com a realização do Workshop de Capacitação “Recurso Educativo Digital”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS