REGIÃO -
Esposende assinala Dia do Peregrino com lançamento de doce alusivo ao Caminho Português da Costa

A Câmara de Esposende assinala, entre esta quarta-feira e o próximo domingo, o Dia do Peregrino, com uma programação conjunta com a Esposende 2000 e Via Veteris, Associação Jacobeia de Esposende. Além de uma caminhada e da abertura da exposição ‘Santiago no Caminho’, o programa inclui a apresentação de um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa.

As atividades, maioritariamente programadas para o próprio dia, prolongam-se até domingo, ocasião em que se realiza a ‘Caminhada Dia do Peregrino – De São Tiago a Santiago’.

No Dia do Peregrino, 13 de Outubro, acontece, entre as 06h00 e as 17h00, a recepção ao peregrino junto à ponte D. Luís Filipe. Aqui é oferecido um pequeno lanche, assim como é prestada ajuda, em caso de necessidade, aos peregrinos, através das forças de socorro locais.

PUBLICIDADE

O programa prossegue, pelas 18h00, no Centro de Informação Turística de Esposende, com a inauguração da exposição ‘Santiago no Caminho’, da autoria de Paulo Sá Machado. O espólio desta mostra foi reunido ao longo de muitos anos, valorizada com novas peças, e já esteve patente em cerca de vinte municípios, alguns dos quais em Espanha.

“Esta exposição pretende mostrar as diferentes formas de Caminhar, com imagens, bustos, cartazes, documentos e livros que mais não são que o repositório do que o Peregrino pode apreciar, valorizando e entendendo um percurso que vai muito além do mero caminhar”, explica a autarquia. Referindo que “Caminhar no Caminho torna-se uma experiência única, enriquecedora e que marca, indelevelmente, a personalidade de quem o faz, independentemente dos motivos que levam a pessoa ao Caminho: fé, turismo, convívio ou outro qualquer”.

A par da inauguração é e lançado um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa. ‘Caminho’ é mais uma criação do pasteleiro Pedro Carneiro, da confeitaria Rio Doce, autor, também, da famosa ‘Catraia’.

A encerrar as atividades do Dia do Peregrino realiza-se, no Auditório Municipal, pelas 21h00, a tertúlia ‘Caminho de Santiago, do passado ao presente e que futuro’.

DOMINGO

Por fim, no domingo, dia 17 realiza-se a ‘Caminhada Dia do Peregrino – De São Tiago a Santiago’, com uma distância de aproximadamente 10 quilómetros, com início em Antas, junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios e que termina em Anha, junto à Igreja paroquial de São Tiago, percorrendo, portanto, um “pedaço do Caminho” e descobrindo algumas novidades e curiosidades. 

A concentração acontece às 08h00 junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Antas, e a chegada está prevista para as 12h00, junto à Igreja de São Tiago, na vila de Anha. 

A organização faculta aos participantes transporte de regresso a Antas. Mais informações em www.visitesposende.com e inscrições para a caminhada em www.esposende2000.pt

Recorde-se que O Caminho Português da Costa percorre a orla marítima, desde o Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, até Valença. 

Ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.