REGIÃO - Esposende assinala Dia do Turismo com descida do Cávado na ‘Barca’

REGIÃO -
Esposende assinala Dia do Turismo com descida do Cávado na ‘Barca’

A Câmara de Esposende assinalou o Dia Mundial do Turismo com uma conferência sobre arqueo-gastronomia e uma descida do rio Cávado, a bordo da ‘Barca’, entre Mariz e Esposende, numa acção conjunta das autarquias de Esposende e Barcelos.

“Ao valorizar o rio Cávado, o município pretende potenciar este curso de água como via de comunicação para ligar destinos, promovendo o contacto com a envolvente, seja a natureza, as povoações ribeirinhas, pequenas aldeias ou cidades”, afirma a autarquia em comunicado. 

“Assim, afigura-se fundamental a navegabilidade do rio Cávado, alargando o espaço que o rio proporciona, seja em termos de recreio, lazer ou desporto”, acrescenta.

PUBLICIDADE

“Tendo o município de Esposende apontado a ‘Natureza’, a ‘Economia Azul’ e ‘Comunidade, Cultura e Criatividade’ como eixos estratégicos do Programa de Acção para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo de Esposende para o período entre 2018 e 2022, a navegabilidade do rio Cávado afigura-se como fundamental na prossecução dessa estratégia”, sublinha.

No evento, dirigido a operadores turísticos dos concelhos de Esposende e Barcelos e destinado a assinalar o Dia Mundial do Turismo, realizou-se uma acção de sensibilização para as potencialidades turísticas do rio Cávado. Participaram ainda Sérgio Mano e José Beleza, vereadores com o pelouro do turismo dos municípios de Esposende e Barcelos, respectivamente.

Os presentes tiveram oportunidade de degustar alguns produtos endógenos de Barcelos e Esposende, tais como vinhos verdes e doces tradicionais.