REGIÃO - Esposende distinguiu atletas, dirigentes e clubes

REGIÃO -
Esposende distinguiu atletas, dirigentes e clubes

A Câmara de Esposende homenageou, na 9.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo, os atletas, técnicos e clubes do concelho que se destacaram em diferentes modalidades desportivas, na época 2017/2018, num total de 135 galardoados. O município prestou, ainda, homenagem ao Grupo Desportivo de Apúlia, pelos 50 anos de existência e reconheceu, a título póstumo, Francisco Calheiros, colaborador do FC Marinhas recentemente falecido.

A cerimónia decorreu no Pavilhão Desportivo de Fão, Esposende, correspondendo à promessa do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira que, na edição anterior, deixou a garantia de realizar o evento em local com adequadas condições para acolhimento de todos, uma vez que o auditório municipal revelava-se exíguo para acolher os homenageados e demais público.

Para o autarca, as 135 distinções “são a prova da vitalidade do desporto em Esposende. É a prova, também, do trabalho assertivo que os clubes, os dirigentes, os técnicos e os atletas desenvolvem, quantas vezes com sacrifícios que poucos reconhecem. O município procura ser o elemento facilitador, proporcionando as condições para que todos possam praticar desporto”.

PUBLICIDADE

Benjamim Pereira destaca a política municipal que assenta na “oferta desportiva diversificada e de qualidade, devido a um forte investimento em infraestruturas e acompanhamento de treino”, apontando a forma criteriosa como o investimento se processa, melhorando o parque, as actividades e a programação desportiva.

Para o vereador do Desporto, Rui Losa, os valores desportivos sobressaem neste evento, na medida em que “a distinção do vencedor e do campeão, pretendem realçar a importância do sucesso não ser obtido a qualquer preço, mas antes o que resulta da persistência, da disciplina, da dedicação e do trabalho”.

Por isso, Rui Losa enquadra esta gala como uma “acção que coloca em relevo os valores pedagógicos e promove uma visão que perspectiva o desporto como um espaço que transcende o simples desenvolvimento físico, apresentando-o, sobretudo, como um espaço de formação moral e social”.

Tendo por base um plano estratégico estruturado, desenvolvido “numa lógica de concertação e de participação da generalidade dos agentes desportivos nas políticas municipais no sector do desporto”, Rui Losa lembra a continuidade dada “a alguns projectos e eventos”, mas ressalvou os novos projectos desencadeados.

“São vários os programas, projectos, apoios e eventos realizados, tais como: o CCF Infantil; o CCF Veteranos; os Jogos Desportivos Escolares, a Corrida de Ano Novo, o Esposende City Race, o Trail Esposende, o Encontro Lusogalaico de BTT, o Esposende CUP, a Meia Maratona de Esposende, o GP JN Ciclismo, o apoio aos eventos do movimento associativo, a construção e requalificação de instalações desportivas e a oferta de serviços desportivos à população local”, sustentou o vereador do Desporto.