REGIÃO -
Esposende e ACICE criam rede de estabelecimentos seguros

A Câmara de Esposende promove uma campanha de promoção do comércio local. Além da entrega de material informativo, sobre comportamentos sociais a seguir para evitar a propagação da covid-19, inclui apoio técnico e criação do Selo Estabelecimento Seguro.

Esta campanha, promovida em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), está integrada nas medidas excepcionais de apoio à actividade económica, aprovadas pelo município e pretende capacitar os estabelecimentos de comércio e serviços do concelho.

PUBLICIDADE

São disponibilizados manuais de boas práticas para os diferentes sectores de actividade, que estão acessíveis nos sites do município e da START Esposende, além de estar prevista a possibilidade de, através de marcação prévia, receber visita do Serviço Municipal de Protecção Civil para apoio às medidas a implementar e, ainda, a criação do Selo Estabelecimento Seguro, de acesso a todas as actividades económicas com atendimento ao público.

A criação deste Selo Estabelecimento Seguro, afirmam os promotores em nota à imprensa, decorre da “necessidade de transmitir confiança e conforto aos clientes dos estabelecimentos de comércio e serviços, através do cumprimento das orientações emanadas pelas entidades de saúde pública, presentes em novas rotinas de limpeza, qualidade do ar, desinfecção e segurança”.

A atribuição do Selo Estabelecimento Seguro resultará, deste modo, da correspondência a uma check list de boas práticas.

Para tal, a autarquia, a ACICE   a start-up tecnológica Infraspeak, disponibiliza aos estabelecimentos do concelho o acesso à plataforma internacional Place Checkup, onde os empresários podem, através de um sistema de classificação, validar o número de rotinas de higiene e segurança a adoptar, sendo que, se as mesmas forem cumpridas, é gerado o Selo numa de três categorias, A, B e C.

Este Selo será ainda complementado com o Selo Estabelecimento Seguro do Município de Esposende, que “uniformiza a mensagem de confiança, segurança e qualidade que se pretende, seja factor de discriminação positiva, junto dos clientes”.

Os responsáveis dos estabelecimentos têm de adicionar o seu negócio à Place Checkup através do endereço, PlaceCheckup.com e, de forma simples, fazer ‘check’ às rotinas de prevenção que levarem a cabo, guiando-se pela lista disponibilizada na plataforma. Depois da obtenção do selo na plataforma, o município, ou a ACICE, entrega o Selo Estabelecimento Seguro,

Para os detentores do Selo Clean & Safe, emitido pelo Turismo de Portugal, uma vez que já confirmaram o cumprimento das rotinas de higiene e segurança, basta fazer o pedido do Selo Estabelecimento Seguro, através do endereço [email protected].

Segundo o presidente da Câmara Municipal, “as iniciativas que agora são disponibilizadas têm como principal objectivo apoiar as actividades empresariais neste regresso à normalidade, dotando-os das ferramentas necessárias para cumprimento das recomendações de saúde pública e, com isso, transmitir segurança e confiança aos clientes, valorizando-se a incomparável qualidade dos serviços que prestam”.

Ferramentas que, acrescenta Benjamim Pereira, “tornam cada estabelecimento um promotor de protecção civil, ao mesmo tempo que se cria uma discriminação positiva, através da certificação do cumprimento das regras de saúde e de segurança”.

O município está já a preparar uma campanha promocional de apelo ao consumo nos estabelecimentos locais que, segundo o autarca, “pretende envolver a comunidade e ajudar a redireccionar os nossos hábitos de consumo, promovendo a compra de bens e serviços, junto daqueles que são parte integrante dessa mesma comunidade, gerando riqueza e emprego, os nossos empresários.”

Os manuais podem ser consultados e descarregados através das seguintes hiperligações: