REGIÃO -
Esposende lança ‘Arte no Caminho’ para homenagear todos os peregrinos

A Câmara de Esposende assinala o Dia Nacional do Peregrino com o projecto ‘Arte no Caminho’ que pretende criar espaços criativos com arte, no percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela que atravessa o concelho, informa a autarquia.

As produções artísticas, cuja temática assenta na questão das peregrinações, estarão expostas ao ar livre em locais devidamente identificados. Estas criações podem ser pinturas, esculturas, gravuras, de diferentes tipos e tamanhos, cores e formato, sempre numa lógica de co-criação.

Para o efeito, explica a autarquia, em algumas destas criações, a comunidade é convidada a participar deixando, desta forma, a sua marca individual e sendo parte activa da do projecto

PUBLICIDADE

Na calha encontra-se, por exemplo, uma escultura em granito de São Tiago da autoria de Cláudio Alves, ou ainda o ‘Caminhante’ – uma peça concebida em aço corten, da autoria do escultor Jorge Braga.

Este projecto conta entre outras parcerias, com a da Via Veteris, uma associação jacobeia local que se dedica à temática dos Caminhos de Santiago e muito têm contribuído para a promoção deste itinerário de peregrinação.

Ao assinalar o Dia Nacional do Peregrino, acrescenta a autarquia, “pretende-se dignificar o papel do peregrino na construção da sociedade portuguesa e se existe uma forte tradição na realização de peregrinações cristãs direccionadas para os mais variados locais de culto, o acto de peregrinar abrange já uma amplitude que vai muito para além da condição de crente de quem o pratica, abrangendo uma dimensão social, cultural e económica que se deve também valorizar”.