AMARES

AMARES -
Exposição de pintura “A Paisagem surge-nos de Relance” patente na Casa da Botica até 20 de Dezembro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa da Botica, em Amares, acolhe até ao próximo dia 20 de Dezembro, no âmbito da programação cultural “Dentro&Fora”, promovida pelo CDRC Amarense, a exposição de pintura “A Paisagem surge-nos de Relance”, da autoria do jovem artista amarense João Abel Mota. A entrada gratuita.

JOÃO ABEL MOTA

É licenciado em pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e no estúdio Tim Eitel na Beaux-arts de Paris enquanto estudante de mobilidade. Destaca-se, no seu primeiro ano, com o Prémio Incentivo e o Prémio de Mérito, como melhor aluno da Faculdade.

Desde 2017 que tem participado em várias residências artísticas , exposições colectivas e individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro. Salientam-se as residências artísticas com as comunidades de Chã das Caldeiras, Cabo Verde (2018-2021), e com a Comunidade Quilombolas de Conceição das Crioulas, Brasil, e as residências artísticas na Bienal de Vila Nova de Cerveira e Encontrarte Amares, participando na última desde 2017.

Em 2021 confunda o atelier “O Bueiro”, no Porto, inaugurando o espaço, em open-studio, com a exposição “Desculpa, Mãe”. Nesse mesmo ano, ganha o prémio AJ da Fundação Millenium BCP e é convidado a criar os rótulos de artista do “Esporão”. Desde 2019 que tem colaborado em projectos artísticos com o Estúdio Eduardo Aires (2019 e 2021) e com o Estúdio Gémeo Luís (2020).

“DENTRO&FORA”

“Dentro&Fora” é um ciclo de programação cultural, promovida pelo CDRC Amarense, que decorre de Setembro de 2022 a Fevereiro de 2023 em Amares, ocupando o concelho com uma programação «multidisciplinar contemporânea» que inclui teatro, marionetas, conversas, concertos e exposições.

Tendo por epicentro o Auditório Conde Ferreira alarga-se simultaneamente a múltiplos espaços do concelho como associações, igrejas, espaço público, entidades privadas locais entre outros espaços não convencionais, refletindo e implicando a heterogeneidade da paisagem social, natural e construída.

Propõe-se desenvolver uma programação que, assente na identidade e património local, contribua para «aprofundar hábitos culturais no território».

PROGRAMA

Dia 8 de Dezembro, pelas 18h

Espectáculo de Teatro apresentado pelo Grupo “Teatro do Frio”

Local: Auditório Conde Ferreira – Amares

Dia 14 de Janeiro (2023), pelas 16h

Exposição de Sarah Klimsch

Local: Centro de Educação Ambiental – Seramil

Dia 28 de Janeiro (2023)

Exposição de Ruca Bourbon

Local:  Nossa Senhora da Abadia – Santa Maria Bouro

Dia 4 de Fevereiro (2023), pelas 11h

Concerto para bebés e famílias – WeTumTum

Local: Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda – Amares

Dia 26 de Fevereiro (2023), pelas 18h

Espectáculo de Teatro apresentado pelo Grupo “Teatro Art´Imagem“

Local:  Auditório Conde Ferreira – Amares

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro de 2022.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS