BRAGA -
Feira do Livro de Braga em versão digital arranca esta sexta-feira

A 29.ª Feira do Livro de Braga 2020 começa já esta sexta-feira com uma programação totalmente digital. O certame conta com a participação virtual de 20 livrarias e alfarrabistas, que integram uma plataforma digital para a venda de livros. As vendas prolongam-se até 3 de Setembro.

Da programação cultural, destaque para a iniciativa ‘Conversas em Streaming com a participação de 13 autores nacionais e internacionais, nomeadamente Ildefonso Falcones (4 de Julho), Richard Zimler (11 de Julho), Isabel Stilwell (18 de Julho), Afonso Reis Cabral (12 de Julho), José Luís Peixoto (21 de Julho), Karina Sainz Borgo (25 de Julho) ou Adriana Lisboa (26 de Julho).

Ao longo deste evento cultural, o canal de comunicação primordial da feira digital, de acesso gratuito, é a rede social do Facebook, através da página da Feira do Livro de Braga (https://www.facebook.com/FeiraDoLivroDeBraga).

PUBLICIDADE

Todos os que seguirem a página têm acesso a dezenas de passatempos com a oferta de livros. Há livros dos convidados, livros de editoras de Braga, livros antigos, livros novos, ficção, não-ficção, livros para todos.

A Feira do Livro de Braga tem como mecenas a dstgroup – building culture, que tem também uma programação cultural intensa. A par dos ‘Livros com RUM’, a dst propõe conversas entre artistas, música, ciclo de filmes, vídeos de artistas, entre muitos outros momentos.

A Feira do Livro de Braga é uma organização do município e da InvestBraga em estreita colaboração com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dst group, The Book Company | Booktailors, dos CTT e da DOTT.

‘CONVERSAS EM STREAMING’

A programação do primeiro fim-de-semana da Feira do Livro de Braga inclui conversas em streaming com Teresa Calçada, comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Ildefonso Falcones e Maria Dueñas.

Esta sexta-feira, a ‘Conversa em streaming é com Teresa Calçada e moderação de Tito Couto.

Teresa Calçada é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi técnica do Instituto Português do Livro e em 1986 integra um grupo de trabalho que seria a base da Política Nacional de Leitura Pública, visando a criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro e integrou a equipa do desenho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Entre 2006 e 2013 assumiu funções como Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura, tendo sido nomeada, em 2017, Comissária do novo Plano Nacional de Leitura 2027.

No dia 4, também às 18h00, será a vez de Ildefonso Falcones participar numa conversa moderada por Sérgio Almeida. Com obras publicadas em mais de 40 países e mais de 10 milhões de exemplares vendidos, o escritor espanhol é reconhecido pelos leitores e pela crítica. “A Catedral do Mar”, o seu primeiro romance, tem como pano de fundo a Barcelona medieval, cenário a que voltou com o seu último romance ‘O Pintor de Almas’.

Domingo, 5 de Julho, será a vez de uma conversa com Maria Dueñas, com moderação de Hélder Gomes. Doutorada em Filologia Inglesa, Maria Dueñas é professora titular da Universidade de Murcia depois de ter já passado pela docência em várias universidades norte-americanas. É autora de trabalhos académicos e de muitos projectos educativos, culturais e editoriais. Maria Dueñas nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1964 e reside em Cartagena. ‘O Tempo entre Costuras’ foi o seu primeiro romance, publicado pela Porto Editora, tendo sido adaptado à televisão e exibido em Portugal pela TVI.

Toda a programação pode ser acompanhada através da página de Facebook https://www.facebook.com/FeiraDoLivroDeBraga.