REGIÃO

REGIÃO -
Festival Aldeia de Lobos 2022 nos dias 1, 2 e 3 de Julho em Fafião

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A aldeia de Fafião acolhe nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho o Festival Aldeia de Lobos. Em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o evento apresenta-se como um «festival comunitário que tem como protagonista central o lobo-ibérico e a sua relação com a comunidade local».

De outras tradições da aldeia também se faz esta festa, ao som de fanfarras e com o aroma a conforto que irá sair pelas chaminés dos fornos fafiotos com o workshop de produção de pão tradicional. Nas cortes onde os animais pernoitam, estarão as exposições e as instalações artísticas que incluem pequenos seres mitológicos, feitos de madeira e as ruas estão guardadas para outras intervenções artísticas e tradicionais. Não faltará também a recriação da mítica Queimada Galega por Ulisses Pereira, já por algumas vezes protagonista deste ritual pagão praticado há vários séculos na região.

Mas também de muita música se faz o Festival Aldeia de Lobos e é por isso que esta tem no programa um lugar de destaque, com três dias de concertos e sets de DJ de artistas nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, decorrem ainda exposições de escultura, pintura e fotografia e instalações artísticas que estarão distribuídas pela aldeia de Fafião, assim como murais de arte urbana.

Num lugar com tradição e paisagem, os visitantes poderão ainda participar em workshops sobre técnicas ancestrais de produção de artesanato, caminhadas por trilhos desenhados pela comunidade local, conhecer um mercado de produtos típicos produzidos na aldeia e provar refeições comunitárias cozinhadas por habitantes de Fafião,

E porque a preservação do património de Fafião também merece destaque, durante os dias do festival, os visitantes poderão acompanhar uma exposição biográfica dos santos da terra no interior da capela da aldeia, a realizar pelo grupo de conservação e restauro Dalmática, que se internacionalizou graças ao restauro do retábulo-mor da Catedral do Panamá, visitada e elogiada pelo Papa Francisco e por Marcelo Rebelo de Sousa em 2019.

COMO CHEGAR A FAFIÃO?

Coordenadas GPS: 41.703197 -8.092242

CONTACTOS

Página do Festival Aldeia de Lobos no Instagram: https://www.instagram.com/festivalaldeiadelobos/

Página do Festival Aldeia de Lobos no Facebook: https://www.facebook.com/aldeiadelobos/

Website da Associação Vezeira de Fafião – Associação Cultural: https://vezeira.pt/aldeiadelobos/

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA COMUNIDADE LOCAL

Percursos Comunitários – percursos pedestres desenhados pela comunidade; Mercado da Aldeia com produtos locais; Refeições Comunitárias; Contos dos Lobos; Queimada Galega com Ulisses Pereira.

MÚSICA
Paraguaii (Eletrónica/Rock), West Coast Man (Indie), Duvale (Indie/Rock), Terra Livre (Musica da Terra), DJ Voltt (Techno), Corda Banda (Música Tradicional), Augustuna (Tuna Académica), Mushina (Eletrónica/Étnica/Tribal), Sons da Suévia (Música Medieval), DJ Pix-L (Eletrónica), DJ Klin Klop (Eletrónica), Charanga Alambiques (Charanga).

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Catarina Vale (pintura), Humberto Borralheiro (street art e pintura), Leonardo Vilela (fotografia), ICNF (exposições sobre a Cabra Montês e a Reserva da Biosfera), Mundo Mínimo (wood carving)

ESPAÇO JÚNIOR
Local onde as crianças podem aprender jogos tradicionais, ouvir histórias e contos locais. Parque infantil com baloiços e outros equipamentos destinados aos mais novos.

NO ECOMUSEU DE BARROSO
Exposição de fotografia de Carlos Pontes sobre o mundo natural do Parque Nacional da Peneda Gerês com referência forte ao Lobo Ibérico.

NAS RUAS DE FAFIÃO
Exposição de fotografia retro iluminada da autoria de Carlos Rio e Paulo Tavares. Fanfarras e mercado de produtos artesanais. Exposição de Pintura de Arte Sacra de Salazar Abreu.

 

PROGRAMA

Sexta Feira (01 de Julho)

18:00 – Abertura do Festival (O Uivo da Alcateia, Toque das Ancestrais Buzinas)

Abertura das Galerias de Arte (Catarina Vale, Mundo Mínimo, Humberto Borralheiro, Leonardo Vilela e muitos mais)

19:00 – Arruada pela Aldeia de Fafião (Corda Banda)

21:00 – Palco do Carvalho da Eira (Augustuna)

23:00 – Fonte de S. Tiago (Queimada Luso-Galaica Padre Fontes)

00:00 – Palco do Fojo (Atuação da Banda Terra Livre)

01:30 – Palco do Fojo (Atuação do DJ Mushina)

03:00 – Palco do Fojo (Atuação do DJ Pix.L)

 

Sábado (02 de Julho)

09:30 – Caminhada Ecológica (No Trilho dos Lobos)

10:00 – Abertura do Espaço Júnior

Abertura do Mercado da Aldeia

14:30 – Exposição Estudo biográfico de Santos da Aldeia na Capela S.Tiago (Empresa Dálmatica).

15:00 – Workshop de Apicultura (Produtor Iberiensis)

15:30 – Fonte de S. Tiago (Contos dos Lobos com presença da Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, do CiBio através de Francisco Álvares, do fotógrafo de Natureza Carlos Pontes e várias pessoas da Aldeia, numa tertúlia moderada por Paulo Reis)

16:30 – Espaço Zen (Jasho – Alma em Movimento, Workshop de Ritmos e Danças Africanas)

17:00 – Arruada pela aldeia de Fafião (Charanga Alambiques)

18:00 – Espaço Zen (Atuação do DJ TGG e do DJ Epirex)

21:00 – Palco do Carvalho da Eira (Banda Sons da Suévia)

00:00 – Palco do Fojo (Atuação da Banda Paraguaii)

01:30 – Palco do Fojo (Atuação da DJ Klin Klop)

03:00 – Palco do Fojo (Atuação do DJ Voltt)

 

Domingo (03 de Julho)

15:00 – Palco do Carvalho da Eira (Atuação da Banda West Coast Man)

17:00 – Palco do Carvalho da Eira (Atuação da Banda Duvale)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS