CULTURA

CULTURA -
Festival “Aldeia dos Lobos” está de volta à Serra do Gerês

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O festival “Aldeia de Lobos” vai realizar-se, em Fafião, no Parque Nacional Peneda-Gerês, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho, num festival comunitário que tem como protagonista central o lobo-ibérico e a sua relação com a comunidade local.

Este certame surge a favor da preservação do lobo e vai decorrer ao som de fanfarras e vai contar com um workshop de pão tradicional, feito em fornos fafiotos. As exposições e instalações artísticas com pequenos seres mitológicos feitos de madeira também serão uma das atracções do festival.

Já por algumas vezes protagonista do ritual pagão praticado há vários séculos na região, o festival vai incluir a recriação da Queimada Galega pelo Ulisses Pereira, num certame que também vai ficar marcado pela música.

Ao longo dos três dias, vão existir concertos e actuações de artistas nacionais e internacionais, que vão dar um ambiente diferente às várias exposições de escultura, pintura e fotografia e instalações artísticas que estarão distribuídas pela aldeia de Fafião, assim como os murais de arte urbana.

Os visitantes poderão ainda participar em workshops sobre técnicas ancestrais de produção de artesanato, caminhadas por trilhos desenhados pela comunidade local, conhecer um mercado de produtos típicos produzidos na aldeia e provar refeições comunitárias cozinhadas pelos habitantes de Fafião.

A fechar, e porque a organização considera que a «preservação do património de Fafião também merece destaque», ao longo de todos dias do festival, os participantes vão poder acompanhar uma exposição biográfica dos santos da terra no interior da capela da aldeia.

Esta actividade vai realizar-se pelo grupo de conservação e restauro “Dalmática”, que se e internacionalizou graças ao restauro do retábulo-mor da Catedral do Panamá.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS