SUBIDA DA VEZEIRAGado do Gerês cumpriu tradição e partiu para a serra

SUBIDA DA VEZEIRA
Gado do Gerês cumpriu tradição e partiu para a serra

A vila do Gerês voltou este domingo a ser palco do desfile de cerca de uma centena de bovinos, das freguesias de Rio Caldo e Vilar da Veiga, que partiu para a serra, onde ficará até Outubro, guardado à vez pelos vários proprietários.

Como é habitual, a “Subida da Vezeira” voltou a juntar muito público na Avenida Manuel Francisco da Costa, a principal artéria da vila do Gerês, com centenas de pessoas a filmar e a captar as habituais fotografias para a posteridade à passagem do gado, acompanhado pelo Rancho de Paradela – Valdosende e pela Charanga de Vilar da Veiga.

PUBLICIDADE

Segundo a organização, cargo da Associação Lírios do Gerês, esta é uma iniciativa que tem dois objectivos: incentivar os criadores de gado a manter a tradição e tentar aliar essa vertente ao turismo, que é a principal actividade económica desta região.

Para a tarde, além da feira gastronómica que está a decorrer no Parque das Termas, haverá cantares tradicionais, concertinas e cantares ao desafio, seguindo-se uma chega de bois, às 16h00.