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GNR desenvolve Operação “MOTO” 2020 para «prevenir comportamentos de risco de motociclos e ciclomotores»

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A Guarda Nacional Republicana realiza, a partir desta terça-feira e até ao próximo dia 13 de Julho, acções de sensibilização e de fiscalização rodoviária na sua área de responsabilidade, no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego.

Em comunicado, a GNR destaca que o objetivo da operação é «inverter a tendência de aumento da sinistralidade e contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro. Da análise da sinistralidade envolvendo veículos de duas rodas a motor, nos anos 2018 e 2019, resulta que 1123 pessoas ficaram gravemente afetadas ou perderam a vida».

Considerando que os condutores de veículos de duas rodas a motor constituem «um grupo de risco», pelo facto das consequências dos acidentes serem normalmente graves, tendo em conta a «menor capacidade de proteção em caso de colisão ou despiste», a GNR tem desenvolvido um conjunto de actividades proactivas e dissuasoras da sinistralidade rodoviária, complementadas com acções de fiscalização, já que, «em 2020, do total de vítimas mortais em acidentes de viação após o término do Estado de Emergência, cerca de 30% são de acidentes envolvendo este tipo de veículos».

Durante a operação serão empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), que estarão especialmente atentos aos seguintes aspetos: uso do capacete; manobras perigosas; excesso de velocidade; não utilização de equipamentos de proteção; estado dos pneus, sistemas de iluminação e matrícula; condução sem habilitação legal e condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.

Os militares da Guarda irão ainda efectuar acções de sensibilização dirigidas aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o seguinte, uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor; a obrigação de circular sempre com os médios acesos, para ser visto; não circular entre filas de veículos e adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.

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