NACIONAL - GNR desenvolveu operação “Protecção Máxima, Risco Mínimo” de 9 a 15 de Setembro

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GNR desenvolveu operação “Protecção Máxima, Risco Mínimo” de 9 a 15 de Setembro

No período de 9 a 15 de Setembro, a GNR realizou, em todo o território nacional, uma operação de fiscalização intensiva do uso dos dispositivos de segurança, nomeadamente, do cinto de segurança, dos sistemas de retenção para crianças (SRC) e do capacete, com o objectivo de «promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e ocupantes dos veículos, e diminuir a gravidade das consequências dos acidentes de viação».

Durante a operação foram fiscalizados cerca de 31 mil condutores e detectadas mais de 10 mil contra-ordenações rodoviárias, sendo que no âmbito dos objectivos desta operação foram registadas 689 infracções por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças e 21 por falta ou incorrecta utilização do capacete.

No decorrer da operação foram ainda detectadas outras contra-ordenações rodoviárias, das quais se destacam 3 066 por excesso de velocidade, 459 por condução sob a influência de álcool, dos quais 192 tinham uma taxa crime, 586 por falta de inspecção periódica obrigatória, 460 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 430 por infracções relacionadas com iluminação e sinalização, 261 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

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Para além dos 192 condutores detidos por apresentarem uma taxa de álcool superior a 1,2g/l, ainda há a acrescentar a detenção de 80 condutores por não possuírem habilitação legal para conduzir.

EM 2018

No ano 2018, a GNR detectou cerca de 19 mil condutores que não faziam o uso do cinto de segurança, ou estavam a utilizá-lo incorrectamente, 1 446 por não utilização do sistema de retenção para crianças, e 936 não utilizavam o capacete, ou utilizavam-no incorrectamente, durante a condução de motociclos e ciclomotores. Este ano, até 31 de Agosto, a GNR já tinha detectado quase 16 mil condutores que não faziam o uso do cinto de segurança ou não utilizavam o sistema de retenção para crianças, bem como 638 condutores de motociclos ou de ciclomotores que não utilizavam o capacete.

DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

O cinto de segurança e o sistema de retenção para crianças (SRC) são dispositivos de segurança passiva de um veículo automóvel, que têm por finalidade impedir a projecção dos ocupantes, minimizando a gravidade dos ferimentos, em caso de acidente de viação.

Por sua vez, o capacete constitui, para os condutores de veículos de duas rodas, o principal dispositivo de segurança passiva, que tem por função absorver parte da energia do impacto e cujo uso se estima ser responsável por evitar 50% das mortes em resultado de acidente de viação.