Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Gravada em Guimarães, ‘Daqui Houve Resistência’ estreia na RTP dia 25 de Abril

Através de testemunhos reais, a série revela como, em várias localidades, a resistência ao fascismo teve diferentes formas, desde a clandestinidade política até as ações mais diretas.

A série produzida pelo Bando à Parte, um coletivo ligado à indústria do cinema sediado em Guimarães e liderado por Rodrigo Areias, vai ter honras de “prime time” na RTP, com exibição no dia 25 de abril, logo a seguir ao Telejornal. 

Nos dias seguintes, a 26 e 27 de abril, a série será exibida no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, a partir das 21h15, com entrada gratuita. 

A série televisiva baseada em factos e personalidades reais sobre a resistência e luta antifascista, centrada a norte de Portugal, durante os treze anos que antecederam o 25 de Abril de 1974 vai finalmente ser exibida no canal público nacional. 

‘Daqui Houve Resistência’ chega ao pequeno ecrã depois do lançamento do livro de César Machado, e editado pelo Cineclube de Guimarães em 2017, com cinco episódios realizados pelos cineastas Edgar Pêra e Carlos Amaral.

A série conta com nomes bem conhecidos do público vimaranense como Carolina Amaral, Diana Sá, João Pedro Vaz, António Durães, Miguel Moreira, Valdemar Santos, entre outras estrelas do teatro e do cinema em Portugal. 

Na ficha técnica consta ainda outros nomes como a produção de Rodrigo Areias e o seu Bando à Parte, o músico Manuel de Oliveira, e ainda Pedro Bastos e César Machado como argumentistas da série que promete mostrar um pouco da luta descentralizada contra o fascismo em Portugal.

Através de testemunhos reais, a série revela como, em várias localidades, a resistência ao fascismo teve diferentes formas, desde a clandestinidade política até as ações mais diretas. Ao focar-se em figuras anónimas e em movimentos menos conhecidos, ‘Daqui Houve Resistência’ reforça a ideia de um retrato humano e plural do caminho para a liberdade, mostrando que a mudança nasceu de múltiplos pontos do país e de quem ousou resistir.

As gravações da série aconteceram sobretudo em diversos locais do concelho de Guimarães, inclusive no seu centro histórico e ao longo de vários dias, o que levou a alguns cortes de trânsito automóvel e pedonal em situações esporádicas.

As exibições dos episódios de ‘Daqui Houve Resistência’ no Centro Cultural Vila Flor tem entrada livre, mas limitada à capacidade dos 800 lugares disponíveis.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS