REGIÃO -
Guimarães aumenta resposta dos transportes públicos 

A Câmara de Guimarães restabeleceu esta quarta-feira a oferta aos fins-de-semana dos transportes públicos e adoptou horários compatíveis com as necessidades de transporte para as escolas secundárias, informa o município. 

A autarquia promove, assim, uma “nova fase” para a oferta dos vários operadores com carreiras municipais, a partir desta quarta-feira, no âmbito do restabelecimento da normalidade associada ao serviço público de transporte de passageiros de índole municipal.

Desta forma, são assumidas algumas medidas como a segregação de linhas de âmbito municipal, a adopção de horários “fora do período escolar”, compaginável com as necessidades de transporte escolar para as escolas secundárias, nomeadamente os exames, e constrangimentos identificados pelas juntas de freguesia, 

PUBLICIDADE

Outra medida é restabelecimento de oferta em dias de fim-de-semana, incluindo o período nocturno para os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG), visando a “estabilização de uma rede com oferta de serviço regular, ainda que com menor frequência, relativamente ao período antes da pandemia”.

A autarquia informa-se ainda que a Comunidade Inter-municipal (CIM”)do Ave, enquanto Autoridade de Transportes, competente para o território da comunidade intermunicipal do Vale do Ave, “irá incrementar o serviço de âmbito inter-municipal, designadamente entre as sedes dos municípios que a compõe”.

Também a partir desta quarta-feira os passes mensais não bonificados têm uma redução de 50% para os vimaranenses, resultado de uma alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária no âmbito dos municípios que compõe a CIM do Vale do Ave, incluindo no serviço público de transporte de passageiros urbano – TUG.

Os horários do serviço público de transporte de passageiros de âmbito municipal pode ser consultado em https://www.cm-guimaraes.pt/conhecer/mobilidade/transportes, cuja actualização se encontra associada à disponibilidade de informação dos operadores de transporte público.