CULTURA

CULTURA -
Guimarães celebra 25 de Abril com programação cultural dedicada a Santos Simões

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Guimarães ficou a conhecer esta terça-feira o programa das comemorações ‘Abril com cantigas do Maio’, este ano dedicadas a Joaquim dos Santos Simões, figura incontornável da história da cidade, e de Abril, e que celebra este ano o centenário do seu nascimento.

Com organização conjunta da Câmara Municipal, do Convívio – Associação Cultural, do Cineclube local, do Centro Infantil e Cultural Popular, do Círculo de Arte e Recreio, da Sociedade Martins Sarmento e da Sociedade Musical de Pevidém, ‘Abril com Cantigas do Maio’, as comemorações mantêm-se como “uma acção colaborativa entre as forças vivas de Guimarães, reflectindo os propósitos do governo de tornar as comemorações “inclusivas e criativas””.

“ODE À LIBERDADE”

A programação promete oferecer “uma verdadeira ode à Liberdade”, com uma grande diversidade de eventos culturais que abrangem cinema, tertúlias, exposições, fotografias, fanzine, teatro, música e poesia.

Durante quase três semanas, do dia 19 a 7 de Maio, os vimaranenses e os visitantes terão a oportunidade de mergulhar num universo rico e variado de manifestações artísticas, que celebram a história e os valores do 25 de Abril.

Desde projecções de filmes icónicos, até debates e conversas inspiradoras, exposições de fotografias que retratam a luta pela liberdade, performances teatrais e musicais, e poesia que ecoa os ideais de democracia e justiça social, esta programação promete cativar os corações e mentes de todos aqueles que participarem neste evento histórico.

“É uma oportunidade única de imergir na cultura e na nossa história, reforçando o espírito de inclusão e criatividade que permeia as comemorações dos 50 anos do 25 de “Abril, diz Paulo Lopes Silva.

O vereador da Câmara Municipal, destacou que “esta organização é um acto de liberdade que nunca pretendeu ser uma iniciativa da câmara, mas sim uma iniciativa agregadora, onde cada organização propõe um programa que reflecte os valores de Abril”.

Paulo Lopes Silva expressou ainda a sua intenção de continuar a fomentar esta iniciativa inclusiva, unindo as organizações para concretizar a vontade de celebrar Abril e, este ano, a obra de Joaquim dos Santos Simões.

“Estamos satisfeitos por estarmos, finalmente, a homenagear Santos Simões e o seu legado, nas celebrações do 25 de Abril”, concluiu.

A presença de Isabel Santos Simões, filha de Joaquim dos Santos Simões, na conferência de imprensa foi marcada por gratidão. Como representante do legado de seu pai, Isabel expressou o seu agradecimento pela homenagem que está sendo feita em comemoração ao centenário de seu pai, evidenciando a importância deste reconhecimento para a memória do seu pai e para a valorização dos ideais de liberdade e democracia que o 25 de Abril representa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS