SAÚDE - -
Hospital de Braga promove familiarização dos utentes com ambiente cirúrgico

Os enfermeiros do Bloco Operatório do Hospital de Braga estão a promover, esta sexta-feira e sábado, uma acção que visa «fomentar a familiarização dos utentes com todo o processo cirúrgico».

«Através da recriação de uma sala do bloco operatório na Entrada Principal do Hospital, os enfermeiros pretendem dar a conhecer o seu papel, informar a população sobre todo o processo cirúrgico e contribuir para amenizar o medo de uma cirurgia», pode ler-se em comunicado enviado.

Para Manuela Veloso, Enfermeira do Bloco Operatório do Hospital de Braga e uma das responsáveis pela iniciativa, é «essencial dar a conhecer o papel dos enfermeiros perioperatórios, que acompanham o utente desde o início que este sabe que vai realizar uma cirurgia até ao momento da alta».

PUBLICIDADE

Durante a acção, os profissionais de saúde explicam, com recurso a equipamentos e materiais, o conjunto de actividades desenvolvidas, diariamente, que vão desde «a avaliação, preparação e verificação de todo o equipamento e material necessário até à promoção de uma comunicação efectiva com o utente cirúrgico e com a equipa multidisciplinar, de forma a garantir um ambiente cirúrgico de alta segurança assim como o bem-estar físico, emocional e psíquico do utente», esclarece Manuela Veloso.

Esta iniciativa, que pretende assinalar o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, está a registar uma «adesão bastante positiva por parte da população», que se «mostra muito interessada e tem necessidade em saber mais sobre o processo cirúrgico», conclui a enfermeira.