SAÚDE -
Hospital de Braga tem novo equipamento de raio-x portátil e ecógrafo 

O Hospital de Braga adquiriu, recentemente, um novo equipamento de raio-x portátil e um ecógrafo, num investimento que rondou cerca de 116 mil euros.

Em comunicado enviado, o Hospital de Braga destaca que os «novos equipamentos tornam-se uma mais-valia no tratamento de doentes que necessitem realizar exames de imagem não-invasivos, reforçando-se assim a capacidade de resposta nesta área».

RAIO X PORTÁTIL

PUBLICIDADE

O raio-x portátil, que se junta a um outro recente e que também já se encontra em funcionamento, é «totalmente digital e permite reforçar o Serviço de Imagiologia deste Hospital e melhorar, assim, a resposta de cuidados prestados nesta área».

«O novo aparelho, que permite a visualização imediata da imagem no próprio equipamento, para além do seu rápido processamento, possui uma dose muito baixa de radiação, sem perda de qualidade e fiabilidade das imagens», acrescentando que «dispondo de um sistema moderno e de fácil utilização, este permite ganhos em tempo e produtividade, nomeadamente às áreas de internamento, blocos operatórios e serviço de urgência. A visualização automática das imagens no próprio equipamento disponibiliza de imediato o resultado em qualquer serviço hospitalar. Em casos urgentes, possibilita a intervenção clínica imediata no doente», pode ler-se

ECÓGRAFO

O ecógrafo, que se destina também ao apoio da actividade clínica do Hospital, é «um meio complementar de diagnóstico utilizado regularmente, por exemplo, para a monitorização de patologias inflamatórias crónicas. À semelhança do raio-x portátil, o ecógrafo permite a obtenção das imagens em tempo real, com procedimentos guiados por ecografia aumentando assim a precisão e a segurança dos mesmos. É, também, utilizado nos protocolos de consulta com os Agrupamentos de Centros de Saúde».